quinta-feira, 21 de março de 2013

Carta Angola


Brasil, 25 de fevereiro de 2013.
Ene vakuetu kalungui, Amém?
Paz do Senhor irmãos, amém? Em Umbundo falado em um dialeto africano, "Ene vakuetu kalungui". 
Hoje faz exatamente 15 dias que cheguei do continente africano, me recuperando de todo o fuso horário, limitações físicas e sono em dia. Com muita dedicação, entrego esse DVD e essa carta em mãos, como forma de agradecimento e honra a sua vida. Agradeço a Deus por todo esse 6 meses de preparo, 30 dias de execução do trabalho missionário e chegada ao Brasil, que não está sendo fácil, ainda estou em quarentena com risco de malária, essa semana fiz o primeiro teste e deu negativo para honra e gloria de Deus, mas ainda tenho que terminar o tempo de risco, tentando aumentar as defesas do organismo, repondo vitaminas, sendo medicada por remédios de verme, enfim... Estou na recuperação física e emocional da viagem! Em tudo isso, nada se compara com o gozo, alegria e realização do "tudo" que vivi naquele pais, naquela província. Angola, província Kuanza do Sul, Sumbe... Recebeu uma porcentagem do amor de Deus! Trabalhamos com jovens, mulheres, liderança, Igrejas, casais, realizamos congresso de jovens, congresso de mulheres, conferência missionária, capacitação teológica, aconselhamento cristão para jovens, mulheres e casais, discipulado com jovens e casais, visitas de casa em casa, trabalhando com quatro igrejas diferentes. No DVD tem um vídeo com fotos e testemunhos de todo o nosso trabalho naquele país. 
Mas a intenção dessa pequena carta é gratidão a Deus pela sua vida, que orou, apoiou e enviou financeiramente. Chegamos juntos na África querido irmão(a), eu agradeço de todo o coração por tudo que fez em minha vida para o Reino de Deus, a sua ajuda fez com que o Reino De Cristo aumentasse um pouco mais naquele país de tanta miséria, doenças, orfandade, heresias, impérios de demônios... Um país que esta vivendo o pós-guerra, em construção, lugares completamente assolados com terrenos ainda minados... Pessoas amputadas, crianças órfãs pelos óbitos de guerra... Irmãos, só Deus! Não é a doação, a generosidade humanitária global, desenvolvimento do governo... Não, não é nada disso que a África precisa! É da pregação do Evangelho que vai mudar a situação, é Cristo na vida dos angolanos que vai fazer eles viverem uma vida diferente!
De uma forma tão linda, vivemos a manifestação do poder de Deus naquele lugar, contemplamos salvação, libertação, confissão... Vidas de jovens e casamentos sendo restaurados, buscando a santificação pelo renovo da sua aliança com Deus! A obra é de Deus, então eu quero declarar que foi Deus quem fez tudo, glorias a Deus por isso! E você, sua família, contribuiu muito para isso, quando orou e de alguma forma me enviou... Que a sua vida seja cada dia mais recompensada pela sua oferta de amor, que os seus olhos possam contemplar todos os dias as bênçãos do Senhor pelo seu "dar"... A palavra de Deus diz que "melhor é dar", e quando isso acontece, grande é a medida abundante sobre você! Eu oro para que o Senhor te dê sempre um coração disposto para contribuir para obra missionária. 
Enfim, estou agora em preparação para Ásia, passarei os próximos dois anos em treinamento e preparação para gastar os anos da minha vida na pregação do Evangelho naquele lugar, mas você pode perguntar: “Pretendes voltar a África?” Minha resposta: “Pretendo sim, muito! Quem sabe em janeiro de 2014, conto mais uma vez com a sua ajuda!” Que Deus nos conceda graça a cada dia, até que o Evangelho seja pregado e os homens vivam para adorar ao Senhor! Estarei a sua disposição, para testemunhar de uma forma melhor tudo o que Deus fez!
Pedidos de oração: 
Orem pelos jovens que se libertaram de uma vida de pecado mesmo vivendo dentro da Igreja.
Orem pela Missionária Vera Lucia Rissato, que implantou a Igreja em Angola.
Orem pela nossa equipe, que chegou no Brasil e começou a enfrentar tantas dificuldades.
Forte abraço, meditem em Atos 20:24!
Miss. Morgana Mendonça Santos
Assista nosso video do Projeto Missionario Angola 2013.

Sola Fide

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9

Somente pela fé, e unicamente por ela, o pecador é salvo com base nos méritos eternos de Cristo. Sendo assim, a presente sola reafirma os três solas anteriores: a Es- critura é o meio pelo qual Cristo é revelado, sendo este o alvo da fé, sendo que a fé é um presente concedido graciosamente por Deus “e isto (a fé) não vem de vós”.
Somente pela fé na pessoa e obra de Cristo é meio pelo qual Deus declara o peca- dor injusto em justo. A necessidade de tal ato se dá por causa da nossa total inabilidade e capacidade para satisfazer a justiça de Deus. Porque somos pecadores, todas as nossas obras estão corrompidas pelo pecado e, portanto, são inúteis a Deus, ou como a própria Escritura trata (Isaías 64:6) , como algo podre:
Diante da nossa impotência e incompetência, não podemos confiar em nossa carne, em nosso esforço e sim unicamente na obra de Cristo na cruz. A fé é a atitude de total confiança no que as Escrituras declaram a respeito de Cristo e sua Obra.

Auto-exame:
1) Você tem se achegado a Deus exclusivamente pela fé em Cristo, o novo e vivo caminho, reconhecendo que não há absolutamente nada de bom em você ou você tenta fazer alguma obra para que Deus o aceite? Essas obras podem ser: frequência no culto, dizimar ou ofertar, ler a Bíblia ou orar, ficar um tempo sem pecar. Pense nisto: Fé salvadora é o arremesso desesperado de uma alma desesperada nos braços de um Todo-Poderoso Salvador.

2) A justificação pela fé não é somente o perdão dos pecados, mas Deus também imputa sobre aquele que crê a própria justiça perfeita de Cristo. Sendo assim, você tem se visto como Deus o vê, ou seja, alguém declarado como perfeitamente justo?

3) Você tem descansado na obra de Cristo como suficiente ou sempre se preocu- pado que Deus não irá aceitá-lo?

4) Algumas pessoas tem uma noção errada sobre a importância da fé, achando que depois que somos justificados pela fé somente, nós passamos a tentar ser aceitos diante de Deus, em nossa santificação, pelo cumprimento da lei moral de Deus (boas obras). Contudo a vida cristã é iniciada, mantida e finalizada pela fé. Você não vai obter nenhum progresso em santificação se você não estiver descansando em Cristo como sua justiça. Justificação é a base para santificação. Portanto, medite nisto: toda boa obra que você realiza buscando ser aceito diante de Deus é, em si, um pecado, pois está minimi- zando a glória de Cristo e sua dependência dele. Não faça boas obras para ser aceito di- ante de Deus, faça pois você o ama e quer que “os homens vejam a sua luz e glorifiquem a Deus”.

5) Se há somente um Deus e todos somos igualmente pecadores e justificados unicamente pela fé, não há nenhum povo ou tipo de pessoa que o Evangelho não possa alcançar. Pense no impacto que isso tem sobre missões globais.

Fonte: www.voltemosaoevangelho.com