quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um evangelho para ser recebido.



Uma vez que o evangelho é a mensagem de Deus ao homem, nós poderíamos supor que ele deve evocar algum tipo de reação ou demandar algum tipo de resposta. Do nosso texto, aprendemos que, ao ouvirem o evangelho, a igreja em Corinto tanto o recebeu de forma apropriada ao seu grande valor, quanto fez dele o fundamentos sobre o qual estavam firmes diante de Deus. Para estarmos corretos diante de Deus, devemos fazer o mesmo.

Recebendo o evangelho

Para que homens sejam salvos, eles devem, pela graça de Deus, receber o evangelho. Mas o que isso significa? Não há nada extraordinário na palavra receber em português ou no grego bíblico, mas, no contexto do evangelho, ela se torna extraordinária – umas das palavras mais radicais na Escritura.
Primeiro, quando duas coisas são contrárias ou diametralmente opostas uma as outras, receber um deles é rejeitar o outro. Já que não há afinidade ou amizade entre o evangelho e o mundo, receber o evangelho é rejeitar o mundo. Isso demonstra como quão radical o ato de receber o evangelho pode ser. Receber e seguir o chamado do evangelho é rejeitar tudo o que pode ser visto com os olhos e, em troca, segurar em suas mãos tudo o que não pode ser visto[1]. É rejeitar a autonomia pessoal e o direito de se autogovernar para se escravizar a um Messias que morreu dois mil anos atrás como um inimigo do Estado e um blasfemador. É rejeitar a maioria e seus pontos de vista a fim de juntar-se a uma minoria censurada e aparentemente insignificante conhecida como a igreja. É arriscar tudo nesta singular e única vida na crença que esse profeta crucificado é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Receber o evangelho não é meramente orar convidando Jesus para entrar em seu coração, mas é deixar o mundo de lado e abraçar plenamente as reivindicações de Cristo.
Segundo, o indivíduo que recebe o evangelho confia exclusivamente na pessoa e obra de Jesus Cristo como a única forma de estar correto diante de Deus. É uma máxima comum que confiar em qualquer coisa de forma exclusiva é perigoso, ou, na melhor das condições, algo muito imprudente de ser feito. Nossa sociedade considera como descuidada uma pessoa se ela não tiver um plano reserva ou uma rota de fuga, se ela não diversificou seus investimentos, se ela colocou todos os seus ovos em uma mesma cesta ou se ela fecha portas atrás de si e joga a chave fora. Contudo, essa é exatamente a atitude que a pessoa que recebe Jesus Cristo deve ter. A fé cristã é exclusiva. Receber verdadeiramente a Cristo é jogar fora toda e qualquer esperança que não seja em Cristo somente. É por essa razão que o apóstolo Paulo declara que o cristão é de todos os homens o mais digno de pena se Cristo for uma farsa.[2] Se ele não é o Salvador, então o cristão está perdido, pois não tem nenhum outro plano ou confiança. Pela fé, ele declarou: “Meu Senhor, em Ti confio. Se Tu és incapaz ou não desejas salvar-me, então encontrarei meu lugar no inferno. Não farei para mim nenhum outro recurso!”
Um receber genuíno do evangelho não só envolve um desdém e abandono do pecado, mas também um desdém e abandono de qualquer confiança que não seja Cristo, especialmente a confiança em si próprio. É por essa razão que uma pessoa realmente convertida ficará praticamente nauseado com a menor sugestão de que seu correto posicionamento diante de Deus possa ser um produto de seu próprio mérito e virtude. Embora sua nova vida em Cristo produza boas obras, ela se desvencilhou de qualquer esperança em achar nas boas obras um meio de salvação e, portanto, confia exclusivamente na pessoa e perfeita obra de Cristo.

[1] Hebreus 11.1, 7, 27; 1 Pedro 1.8
[2] 1 Coríntios 15.19


De voltemos ao evangelho.




Extraído do livro 2º capítulo do livro “O Poder e a Mensagem do Evangelho” de Paul Washer, a ser lançado pela Editora Fiel. Tivemos a oportunidade de traduzi-lo e o privilégio de poder compartilhar pequenos trechos de cada capítulo com vocês.
Tradução: Vinícius Musselman Pimentel. Versão não revisada ou editada. Postado com permissão.
© Editora Fiel. Todos os direitos reservados. Original: Um Evangelho para Ser Recebido (Paul Washer) [2/26]

domingo, 14 de abril de 2013

Treinamentos | Missões e Evangelismo.

Para honra e glória de Deus conseguimos terminar mais um treinamento com o Projeto Missionário Compaixão, treinando varias igrejas na região de Olinda, convidada pela Igreja Presbiteriana Renovada em Jardim Brasil V! 

Realizamos treinamentos de evangelização na área de esportes, casais, centros urbanos, casa em casa e crianças! Foram dadas mais de 7 estratégias de evangelização! Houve também pregação e ensino bíblico sobre Evangelismo e Missões! Louvor, vídeos e sorteios!


Queremos agradecer primeiramente a Deus por nos dar a oportunidade e o privilégio de trabalhar em Sua obra, para o Seu reino, sabemos que se não fosse Ele, nada disso seria possível. Em seguida, a Igreja Presbiteriana Renovada por também ter nos dado a oportunidade de treiná-los a partir do que aprendemos em quase 10 anos de estrada! Queremos agradecer a equipe do Projeto compaixão que esteve dando os treinamentos e orando! E a todas as outras pessoas que têm carinho pelo Projeto COMPAIXÃO e ajudaram de alguma forma, orando, jejuando e mais! Muito OBRIGADA!

Que saibam que tudo o que fazemos, é por Ele, para Ele e COM ele! Porque em nada temos a nossa vida por preciosa, contanto que cumpramos com alegria a nossa carreira, e o ministério que recebemos do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Amém, Glória a Deus, Glória a Deus!
Atos 20:24.

Treinamentos | missões e evangelismo.


Treinamento realizado pelo Projeto Missionário Compaixão na Igreja Presbiteriana renovada de Jardim Brasil V, que aconteceu para mais de 4 igrejas que estavam presentes. 

12/ 04 (Dia 1 - Noite)
• Apresentação do Projeto Missionário Compaixão em slides.
• Evangelização, porque evangelizar e como?
(Ministrada pela Miss. Morgana Mendonça) 

- Evangelização: É tornar conforme o Evangelho.
Porque: Mandamento do Senhor. Romanos 1.16
Como? Relacionamento que gera Discipulado.
IDE- Intercedendo, doando, evangelizando.

- Grande comissão: As 5 palavras.
Marcos 16.14-18.
Mateus 28.16-20.
João 20.19-23.
Lucas 24.45-53.
Atos 1.6-9. - Que tipo de evangelização o nosso mundo precisa receber? 1 Pedro 1.10-12
Virtudes de um profeta: 
1) Examina atentamente o seu tempo | 2) Compreende | 3) Comunica;

- Evangelização total: 4 todos. 
"Tudo que todo crente precisa para pregar todo Evangelho a todo mundo"
Todo crente | Todo mundo | Todo Evangelho |Toda Criatura

Video: Paul Washer - Missões

13/04 (Dia 2 - Manhã)
• A necessidade de produzir resultados no ministério - João 4 
( Ministrada pela Miss. Morgana Mendonça)

- "A minha comida consiste em fazer a vontade de meu Pai e realizar a sua obra" João 4.34
- A diferença entre a mulher samaritana e os discípulos:
- Discípulos que agem como semeadores e mulher que age como ceifeira:

- Vida de ceifeiro: Objetivo definido | Mensagem Impactante | Sentido de urgência 

• Semeadores e ceifeiros se diferenciam pelas suas atitudes e as atitudes influenciam a mensagem. Objetivo definido, mensagem Impactante e sentido de urgência produzem uma mensagem afiada e produtiva. A mensagem de um ceifeiro proporciona uma boa colheita de "sim", como foi o caso daquela samaritana que pregou: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?" João 4.29. 
Uma mensagem que foi simples, interessante e motivadora. Tudo o que uma mensagem deve ser para produzir resultados.

• SIM:
- Mensagem Simples - "Um homem que me disse tudo o que tenho feito" Grandeza de Deus em sua própria vida. Objetivo definido leva a uma mensagem simples onde pessoas chegam a Cristo.
- Mensagem Interessante - "Será que ele não é o Cristo?" 
Um ceifeiro com uma comunicação Impactante, deve ser capaz de apresentar sua mensagem de modo interessante.
- Mensagem Motivadora - "Venham ver um homem"
Na mensagem de um verdadeiro ceifeiro levar as pessoas a ação é algo essencial. Um ceifeiro deve agir com tal sentindo de urgência que nada seja suficiente senão colocar as pessoas em imediata ação, motivando-os.

Resumo: A mensagem deve ser simples, interessante e motivadora. Levada por um objetivo definido, uma mensagem Impactante com sentido de urgência. É como aconteceu como aqueles cidadãos: "E disseram à mulher: 'Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nos mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo'." João 4.42

• Dividir em grupos: criar nas congregações uma evangelização de ceifeiro, relacionamento e Discipulado.

13/ 04 (Dia 2 - Tarde)
(Ministrados pela equipe do Projeto Compaixão)
• Workshop de treinamentos evangelísticos: 
- Evangelização através de Esportes - Priscilla Cavalcanti [Kids Games, Teologia do Esporte]
- Evangelização para Crianças - Mônica Dias [Projeto Aquila e Livro sem palavras]
- Evangelização para Casais - Hélio Paiva e Aline Remígio [banquete e demais estratégias]
- Evangelização em centros urbanos e casa em casa - Drielle Ribeiro e Fernanda Ribeiro [Como se faz PAZ e Melhor Amigo]

13/04 (Dia 2 - Noite)
• Resultado da Evangelização.
- Qual é a vontade do Pai? Que produzamos frutos! 
(Ministrada pela Miss. Morgana Mendonça) 

- Vídeo: A igreja como salva vidas.
- Evangelismo e Missões: John Piper - livro. Salmos 117
- Palavra: Mateus 7.21-23/Lc. 13.25-27