quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ser discípulo x Ser gospel




por Morgana Mendonça Santos


"Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído" 


Isaías 29.13

No dicionário Aurélio encontramos o significado da palavra "discípulo": 1. Aquele que recebe disciplina ou instrução de outro, aluno. 2. Que segue as ideias, imita os exemplos de outro. Na Bíblia, vemos a relação de Cristo com os seus seguidores. Na sociedade grega antiga, ser discípulo era a descrição de um aluno ou aprendiz de um homem sábio. Uma pessoa que buscava conhecimento, sabedoria e se submetia a um talentoso professor. A definição no Novo Testamento é dado por aquele que crê em Jesus Cristo e por conta disso gasta o restante da sua vida seguindo os meios de Graça. Discípulo é aquele que submete cada área da sua vida ao Rei e nenhuma área de sua vida é excluído da Sua autoridade. Encontramos no Novo Testamento apenas três vezes os seguidores de Cristo sendo chamados de cristãos (At 11.26, 26.28 e 1Pe 4.15-16), começando em Antioquia quando Paulo e Barnabé estavam lá. (Atos 11.26) Porém o termo "discípulo" é encontrado diversas vezes nas Escrituras. Podemos assemelhar o termo “discípulos” com o termo “cristãos”.

O significado da palavra "gospel" (inglês), que quer dizer em português "evangelho" ou "evangélico" vem do estilo cantado pela comunidade negra dos EUA, fazendo uma mistura de conceitos cristãos e devoção popular. Esse conceito vem a cada dia sendo firmado numa falta de compreensão sobre aquilo que é santo e profano. Ser gospel é ser Cristão? Porque ser cristão é ser discípulo de Cristo. Notamos hoje não o significado primário do movimento gospel, observamos tudo sendo inflamado pelo conceito moderno de "ser gospel". O que vem afinal a ser isso? Ser um moderno cristão ou ser um cristão contextualizado? Hoje em dia notamos o termo para tudo, a música é gospel, o site de relacionamento para encontrar o seu amado é gospel, a "ficada" é gospel, a inveja é gospel, a boate é gospel, o bloco carnavalesco é gospel, já existe até comentários de filmes de pornô gospel, o fuxico é gospel, a moda dos artistas é também gospel e por aí vai...

"E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens"

Marcos 7.6-7

O profeta Isaías, citado pelo próprio Cristo, nos evangelhos (Mt 15.8-9), vem nos trazer uma imagem da realidade hipócrita, da falsa adoração e espiritualidade em que o povo estava sujeito. Jesus advertindo os fariseus e os escribas contra o mesmo falso cristianismo, que precedia das tradições humanas e não da obediência fiel aos mandamentos divinos. Uma classe de "gospeis", que em vão adoravam ao Senhor, os seus lábios pervertidos causavam náuseas e os seus corações não tinham fundamentos em Cristo, uma pratica incoerente com o que se falava. Ser gospel é não ser cristocêntrico e sim antropocêntrico. É totalmente necessário causar essa exposição das diferenças que existe hoje em nosso meio. Parece que há muito tempo virou moda no nosso país o "ser gospel", invertendo e enfraquecendo o conceito no qual define o ser cristão: discípulo de Cristo. Ao meu ver, precisamos ser radicais, ao defender a fé com coragem (Jd 1.3). Precisamos refletir a imagem de Cristo (Rm 8.29) no nosso viver diário, creio que esse seja o caminho para colocarmos as diferenças em plena luz e sendo assim o mundo identificará que somos discípulos de Cristo (João 13.35). Não somos de Paulo, nem de Apolo (1Co 3.4-5), não somos “gospeis”, não temos orgulho por sermos católicos (já viu esse adesivo de carro?), não somos universais conforme o comercial da IURD*, somos de Cristo, somos cristãos e devemos ser verdadeiros seguidores conforme a semelhança do Mestre.

O teólogo John Stott, no seu último livro, que tem por título “Discípulo Radical”, explica o termo radical afirmando ser uma palavra derivada do latim "radix", que significa raiz. "Referindo-se aqueles cujas opiniões vão às raízes e que são extremos em seu compromisso. Juntamos então o substantivo com o adjetivo: Discípulo radical. com isso teremos um objetivo em nossa vida cristã" (pág.10). Continuando seu livro, ele expõe oito caraterísticas que precisamos ter como discípulos nesse mundo pós moderno: 1. o inconformismo, 2. a semelhança de Cristo, 3. a maturidade, 4. o cuidado com a criação, 5. a simplicidade, 6. o equilíbrio, 7. a dependência e 8. a morte. 

Não teríamos como - nesse meu pequeno texto - abordar todas a características. O autor destaca quatro tendências seculares que ameaçam subjugar a comunidade cristã, ele diz: "Diante do desafio do PLURALISMO, devemos ser uma comunidade de verdade, declarando a singularidade de Jesus Cristo. Diante do desafio do MATERIALISMO, devemos ser uma comunidade de simplicidade, considerando que somos peregrinos aqui. Diante do desafio do RELATIVISMO, devemos ser uma comunidade de obediência. Diante do desafio do NARCISISMO, devemos ser uma comunidade de amor" (pág.20). No entanto, esse ponto trata do inconformismo do cristão em relação ao mundo. Fica aqui uma indicação (e a reflexão) para que sejamos discípulos de Cristo nesse mundo cada vez mais “gospel”!

Precisamos ser uma igreja relevante e não uma igreja “gospel”. Uma igreja que tem alicerce e fundamentos de acordo com as Escrituras e não associada a influência mundana ou cultural. Uma igreja inconformada com esse mundo e não uma classe de "evangélicos" modernos relativizando tudo. Que fique no nosso coração arraigado as palavras de Cristo aos seus discípulos: 

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á" 

Mateus 16.24-25. 

Queremos ser discípulos do Senhor não o provocando a dizer: "E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?". Lc 6.46 Deixamos isso, para aqueles que se denominam "gospeis"! A Deus toda Glória.
______________________________________
*Igreja Universal do Reino de Deus

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Treinamento para evangelização.

No domingo passado, dia 23/02, o PMC, na liderança da Miss. Morgana M. dos Santos realizou outro treinamento, na Igreja Episcopal Carismática do Janga, em Paulista. Dessa vez, foi um treinamento voltado para a evangelização em véspera de carnaval. Momento em que as pessoas estão tão ansiosas e ocupadas a espera desses quatro dias, que com suas festividades toma conta de todo território Pernambucano.

Para quem ainda não sabe, a Igreja Episcopal Carismática do Janga, realiza no último domingo que antecede o carnaval, um evento denominado "FONTE DE ÁGUA VIVA" em que membros cristãos se espalham na frente da igreja - principal avenida do Janga, Av. Dr. Claudio Gueiros Leite, para evangelizar os transeuntes, faze-los perceber que o Carnaval significa apenas quatro dias de uma festa aparente, já quem se entrega ao único  e poderoso Deus significa encontrar a felicidade por toda a vida. O nome do evento, onde há também a entrega de garrafas de água mineral, foi criado para fazer a relação com inúmeros versículos da bíblia que relacionam Deus, com fonte, água viva, pura e fluente. Como em João 7:37-38: No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".  

Treinamento PERITO e prática! Boas novas proclamada, pessoas recebendo uma abordagem bíblica por personagens bíblicos representados! PMC no fonte de Água Viva, Igreja Episcopal Carismática no Janga.


Treinamento de liderança - Igreja Batista | Afogados/PE

Neste último sábado dia 22/04, a Miss. Morgana M. dos Santos realizou mais um treinamento para a liderança, dessa vez na Igreja Batista de Afogados, em Vila São Miguel. Com o auxílio do Projeto Missionário Compaixão, a Missionária treinou líderes de ministérios a partir de uma perspectiva bíblica. 





sábado, 15 de fevereiro de 2014

O que cantamos hoje nas Igrejas?

Por Morgana Mendonça

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4.24

Como poderíamos definir o conceito de adoração, segundo as Escrituras? "Indubitavelmente, o primeiro fundamento da justiça é a adoração a Deus” - João Calvino. Antes de começar a ler esse texto gostaria que você refletisse sobre suas últimas canções ao Senhor. Não continue lendo sem refletir, isso é um pedido.

Hoje precisamos entender e refletir sobre as música cantadas nas igrejas, como poderíamos definir esse tempo de tantas "criações espantosas", louvores triunfalistas, antropocêntricos, heréticos, humanistas, distantes e desassociado com os ensinos das Escrituras Sagradas? Definir conceitos seria um bom começo, percebo que por falta de conceitos esclarecido muitos vivem convictos, porém não percebem a gravidade do erro e em que nível chegaram. O que seria adoração? "Adoração é atribuir honra a alguém que é digno". Na minha aula de Culto Cristão no seminário teológico, ouvi o meu professor por várias vezes conceituar o "Culto Cristão" como a manifestação do sagrado.

Nosso culto deve ser dedicado e oferecido ao Senhor, isso deve ser uma manifestação do sagrado, o dever supremo daqueles feitos à imagem de Deus é “atribuir dignidade” àquele em quem vivemos, nos movemos e temos a nossa existência. Atos 17:28

O que encontramos hoje são músicos, grupos de louvor que não se importam em conhecer verdadeiramente a Deus, não examinam o que cantam e simplesmente cantam qualquer tipo de canção levando com isso multidões a pularem, gritarem como se estivesse em qualquer outro lugar menos na casa de Deus. Esses músicos tocam na hora do louvor e depois muitos deles não ouvem a exposição bíblica porque estão lá fora fazendo, o que mesmo? Quando o convite para evangelizar é feito, eles dizem que são "levitas" (nomenclatura errada) e não missionários. Tempo difícil esse!

A nossa realidade está longe do que encontramos na Palavra de Deus. Em alguns momentos fui questionada por alguns jovens sobre arte na igreja, grupos de danças e teatros, eis o perigo da contextualização, existem sim os dons e talentos dado por Deus ao Seu povo. Encontramos hoje não somente problemas com as canções, existem também peças de teatro e novos estilos de danças que nem se quer percebemos, erros gravíssimos sendo apresentados durante os nossos cultos dominicais. Peças que colocam "Jesus" sendo vencido e amarrado por Satanás, dançarinos no estilo da "swingueira gospel" ferindo de forma explícita os fundamentos básicos da sã doutrina, sem nem mencionar a agressão teológica que encontramos de forma bem explícita.

Devemos voltar as Escrituras, como os crentes em Beréia, ser examinadores e provar tudo conforme os princípios cristãos. "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." Atos 17.11

Muitos falam de avivamento, creio que isso pode acontecer, mais precede de exposição bíblica e arrependimento. Precisamos de uma urgente Sola Escriptura! Grupos de louvor, nossa adoração deve refletir a adoração do céu, na qual todos os que estão ao redor do trono de Deus dão-lhe glória. “O Pai procura a tais que assim o adorem” João 4:23. Grupos de teatros e danças façam isso para a glória de Deus, sejam suas peças e suas danças conforme as Escrituras. (Ressalva em relação a arte no Culto)

É nesse momento que a supremacia de Cristo, soberania e santidade de Deus, atributos de Deus, glória de Deus precisam ser reverenciadas, exaltadas e glorificada pelo seu povo em louvor e em adoração. É nesse momento que o Evangelho pode ser anunciado em forma de canção, as Escrituras podem ser ensinada em forma de melodia. Não quero levantar o assunto da salmodia exclusiva (mesmo valorizando muito), contudo devemos olhar para as Escrituras e entender que a adoração sempre foi coerente, confessional e revelacional de acordo com o conhecimento de Deus. Exemplos como o de Davi, Moisés, Maria, Miriã são relevantes sim, pois adoraram ao Senhor de forma suprema.

Nesses últimos dias ouvi uma canção e me alegrei, fiz dela a minha oração. Pude sentir a esperança de que é possível voltar a ter Cristo como o centro da nossa adoração, ter Bíblia na canção, oferecer a Deus um culto que somente a Ele é devido. Anderson Freire - Colisão. Então fui analisar, observem os versos também.

Preciso ser o oposto do que o mundo é [Rm 12.2]
Bater de frente com os meus desejos [1Co 9.27]
Resistir o mal até o fim uma hora ele fugirá de mim [Tg 4.7]
Preciso ser preservador de bons costumes, evitar as más conversações [1Co 15.33; 2Tm 2.16]
Me policiar quando meus impulsos, ultrapassam o limite da emoção [Gl 5.24]
Preciso guardar meu corpo, lembrar que ele é um templo santo do Pai [1Co 6.19]
Preciso ter atitude, largar o meu assento e caminhar com Deus [Mt 9.9]
Hoje é tempo de fortalecer a fé, colidir com o mundo e ficar de pé [Rm 10.17; Ef 6.1]
Mais que conhecer, preciso viver a verdade revelada [Tg 1.22-25]
Hoje é tempo de renunciar meu eu [Mt 16.24]
Lembrar que numa cruz alguém por mim morreu [Mc 16.6]
Hoje é minha vez, agora sou eu, vou morrer pro mundo e viver pra Deus [Gl 2.20; 6.14]

Adoração deve ser o interesse central dos cristãos. Não é uma questão periférica, mas a “substância última” da Fé Cristã. Ele é Espírito e importa que assim o adoremos, EM VERDADE! Agora diante da sua reflexão no inicio, como está a sua adoração a Ele? Devemos a Deus toda a Glória, para Ele toda adoração!

A Ele toda a Glória, Rm 11.36
Fonte: O que é Adoração? - William Shishko

Assistir o vídeo do Nicodemus:

http://www.youtube.com/watch?v=0DWynDzxlm0&sns=em

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Amor à vida (Novela) x Amor à vida (Cristo)


AMOR À VIDA (O TEMA DA VEZ)*

por Morgana Mendonça dos Santos

Nos últimos dias presenciamos no nosso país mais um fim de "novela", onde tive a chance de perceber o grande ibope que foi dado à mesma. Em meio ao próprio publico evangélico foi tema durante todos esses dias, comentários, compartilhamentos e curtidas em redes sociais. Muitos escandalizados com o fim da novela, pelo "beijo gay" dado por dois homens, isso muito me espanta. A grande questão é o protesto feito pelos próprios evangélicos, que ironicamente assistiram toda a trama e agora com a sua falsa espiritualidade se revoltam com a emissora e a direção da novela. Por conta do "beijo gay", esquecendo assim todo tipo de vinganças, luxúrias, intrigas, adultério, escárnio com o sagrado (ditos do famoso Félix), prostituição, inversão de valores.
Até parece que isso não é pecado diante de Deus! Hipocrisia!

No entanto, só basta um "Festival Promessas" para os mesmos esquecerem e voltarem a "idolatria gospel" outra vez. Não vou me demorar nessa linha de pensamento, sabemos o quanto essa "Globo" tem escravizado e enganado muitos em nosso meio, com a sua aparente proximidade com o meio evangélico. Você acha mesmo que a Globo tem se rendido a Cristo? A trama foi feita com o intuito de trazer o significado do que é realmente "amor à vida", como diz a canção tema da novela, cantada por Daniel, "vida, vida, vida...que seja do jeito que for...amar, amar..." Trazendo com isso, um conceito de que amar a vida é viver do "jeito" que for, é viver conforme os meus desejos e vontades, é viver segundo o que eu bem entender e querer. Será isso o verdadeiro significado de amor à vida?

Como poderíamos conceituar o amor, vemos uma descrição do apostolo Paulo sobre esse caminho excelente. "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade" I Co 14.4-6. O oposto do que é ensinado na mídia, nas novelas e nas redes sociais.

Lembro-me do apostolo João que disse: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" I João 5.12. O próprio Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" João 14.6. Vivemos uma verdadeira desconstrução do absoluto, vivemos um tempo onde tudo é relativo, os valores estão sido invertidos e os professores da nossa sociedade é a mídia que tem empurrado princípios contrários a verdade das Escrituras Sagradas. Amor à vida é Cristo, ter vida é Cristo, viver esse amor é viver Cristo! Esse amor de Cristo é a vida que temos n’Ele 1João 4.16. Igreja, voltem as Escrituras! Não é viver do jeito que for. Isso não é amor à vida! Não esqueça, o nosso freio é a Cruz, isso sim foi amor à vida!
"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" Is 5.20.

A Ele toda Glória, Rm 11.36.
____________________________________________

*Com o apoio Dayanne Duarte, que relatou a trama da novela citada.