terça-feira, 23 de junho de 2009

Corações duros na Casa de Deus!


Quem são as pessoas que possuem o coração mais duro no mundo? (Ouvir as respostas)Talvez alguém tenha respondido nas pessoas atéias que não acreditam em Deus, a tal ponto de zombar de Deus para demonstrar o ódio e o desprezo que sentem pelas coisas celestes.
Como exemplo, temos Madalyn Murray (a mulher que eliminou a oração das escolas públicas norte-americanas) e o roqueiro Marilyn Manson (em seus shows, ele rasga várias bíblias em pedaços). Ao vermos tais cenas, pensamos: “Essas são as pessoas com os corações mais duros do mundo!”


Talvez alguém tenha respondido nos ativistas gays. Nas passeatas é comum os homossexuais zombarem do cristianismo ao levantarem cartazes do tipo “Jesus é gay”. Ao vermos tais cenas, pensamos: “Essas são as pessoas com os corações mais duros do mundo!”


Talvez alguém tenha respondido nas nações comunistas que durante décadas perseguiram cristãos e proibiam qualquer prática religiosa. Em Cuba, o regime comunista de Fidel Castro fechou todas as igrejas e as transformou em centros de treinamento do comunismo, enquanto os líderes exclamam em alta voz: “Já demos fim a toda a religião!” Ao vermos tais cenas, pensamos: “Essas são as pessoas com os corações mais duros do mundo!”


Poderia ser acrescentado ainda muito mais exemplos diferentes que descrevessem todo tipo de escarnecedores e blasfemadores de Cristo, sendo cada um deles qualificado como “Essas são as pessoas com os corações mais duros do mundo!”. Porém, infelizmente o estudo de hoje mostrará que os corações mais duros de todos estão na casa de Deus!

PROVÉRBIOS 29:1: “O homem que, muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.”Quando seu filho comete algum ato que necessita de disciplina, qual é o objetivo da repreensão? Humilhá-lo porque errou, ou corrigi-lo, para que não torne a errar no futuro?


Vamos aplicar esse verso nos 3 casos que citamos logo mais acima:O filho de Madalyn Murray tinha sido criado em um lar que era provavelmente o mais ateu dos Estados Unidos. Mais tarde, trabalhou junto com sua mãe nas cruzadas que empreendia contra Deus. Mas quando ele ouviu do evangelho de Cristo, foi gloriosamente salvo, a tal ponto de mais tarde tornar-se ministro, pregando Cristo ao invés de maldizê-lo. Saulo se enquadra muito bem nesse exemplo!


Havia cura para a dureza do coração dos ateus.No exemplo dos ativistas gays, a princípio eles amaldiçoavam a Cristo e cerravam o punho com raiva ao ouvirem falar sobre Deus. Quando, porém, ouviram o evangelho e sentiram a pureza e o amor de Jesus, seus corações amoleceram a tal ponto que se arrependem de seus pecados e mudaram seu estilo de vida.Havia cura para a dureza do coração dos homossexuais.


Com relação ao comunismo, quando caiu a Cortina de Ferro o evangelho imediatamente inundou aqueles países que antes eram comunistas, e milhares imediatamente receberam a Jesus. Entre eles haviam soldados do Exército Vermelho, generais de alto escalão, funcionários do governo, professores e até membros da KGB: todos estavam pedindo as Bíblias até então proibidas, com o objetivo de aprender mais de Cristo e levar a mensagem de salvação à outras pessoas.Havia cura para a dureza do coração dos comunistas, porque eles jamais haviam se assentado para ouvir da Palavra de Deus.Então, a quem se aplica esse verso?


PROVÉRBIOS 29:1: “O homem que, muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.”Este versículo nos informa que após repetidas advertências, com o passar do tempo, o coração fica duro. Quem são as pessoas que freqüentemente ouvem as advertências sobre a Palavra de Deus? Que freqüentemente ouvem pelas repreensões faladas nos púlpitos? São aqueles que se assentam na casa de Deus a cada culto para ouvir os sermões!


A expressão “sem que haja remédio” no versículo que lemos denota que não existe cura para o problema. Apesar de ouvirem repetidas mensagens sobre necessidade de mudança em suas vidas, a grande maioria dos cristãos não praticam o que escutam. Recusam-se a deixar realizar em suas vidas as mudanças exigidas por Deus. E, à medida que continuam a ouvir sem dar atenção, inicia-se o processo de endurecimento de seus corações, até que finalmente eles serão cortados sem esperança de jamais serem curados.Mas o que vem a ser exatamente “dureza de coração”?


Um coração duro é aquele que recusa terminantemente a obedecer à Palavra de Deus! Não aceita os ensinos, as correções, as disciplinas, as repreensões, que visam dar-lhe um caráter elevado.Existe um pequeno teste que irá mostrar se o nosso coração está em processo de endurecimento. Para isto basta responder à 3 perguntas:


1) Quantas vezes você já ouviu sobre a necessidade de manter uma comunicação diária com Deus através da oração e da leitura da Bíblia?Se você acredita que só orar na igreja atende a todas as suas necessidades, ou mesmo apenas estudar a lição da Escola Sabatina é mais do que o suficiente para aprender mais da Palavra de Deus, certamente você não irá sobreviver aos dias de tribulação que estarão chegando em breve.Você até mesmo pode preencher boa parte de seu tempo fazendo boas obras, abençoando pessoas e derramando seu coração no serviço cristão, mas se negligencia o tempo de oração e estudo da Palavra de Deus você estará dando o primeiro passo para iniciar o processo de endurecimento do seu coração.


2) Quantas vezes você já ouviu sobre os males que a fofoca na igreja provoca?Por acaso nessa semana que passou você ficou curioso em escutar alguma fofoca que foi dita sobre alguém aqui da igreja? Ou então você passou adiante essa fofoca? Se isso aconteceu contigo, então o seu coração já começou a descer a ladeira em direção à dureza de coração.


3) Quantas vezes você já ouviu sobre a necessidade de abandonar o pecado acariciado, que só você sabe que pratica, mas que não quer abandonar?Existem pessoas que freqüentam a igreja há anos, e de forma escondida ainda bebem, fumam, falam mentiras como se fosse a mais pura verdade. Querido irmão em Cristo, isso é um coração duro! Quem ousa ficar escutando toda a semana sobre a necessidade de abandonar a vida de pecado, e deseja conscientemente continuar pecando? Você já se encontra em um estágio avançado de coração endurecido!


EZEQUIEL 33:31,32: “E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave... porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.


”HEBREUS 3:7-8: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.”Este texto mostra claramente que a dureza não está ligada ao ateísmo, ao homossexualismo, ao comunismo, mas, sim à atitude de ouvir e não praticar a palavra de Deus!
Agora mesmo você pode estar dizendo: “Eu admito que tenho negligenciado o momento de oração com Deus e não tenho estudado a Bíblia como deveria. E ainda por cima estou preso a um pecado que costumo praticá-lo com certa freqüência porque gosto. Será que eu já fui longe demais? Será que meu coração já encontra-se demasiadamente endurecido, de modos que não haja mais remédio para o meu problema?


”SALMOS 51:17: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário