sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Um estouro de ideia!

Uma ideia criativa de como usar a ciência para anunciar uma verdade espiritual que pode mudar a vida de muitos adolescentes e jovens que você conhece.

Acompanhe-me nos passos a seguir para a preparação e apresentação dessa evangelização com objeto, a partir daqui chamada de “ECO”.

1. Preparação:


-Considere seu propósito: A evangelização


- Leve em conta o seu público: Adolescentes e jovens 12 a 18 anos


- Estabeleça um objetivo: A verdade bíblica é Pv 15.22 “Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso” (faça um estudo profundo do texto)


- Procure os objetos: Duas bexigas da mesma cor, um isqueiro e água

2. Apresentação:

- Estabeleça o ponto a ser tratado: Por que muitas coisas dão errado em nossa vida? Quando planejamos algo e isso não dá certo, por que isso acontece? Tantos amigos em situações tão complicadas, como doentes por causa de drogas ou por praticarem sexo na hora errada, presos por irem no embalo de outros, enfim, tantas decisões erradas frustram e entristecem. Vou mostar por que isso ocorre.

- Apresente o objeto: Proponho um desafio. Tenho em minha mão duas bexigas da mesma cor e feita do mesmo material, notem que elas são diferentes, por quê? (Devem responder que é porque uma está cheia de ar e outra cheia de água. Após a resposta, você então propõe o desafio). Que acontece se eu pegar um isqueiro e acender bem embaixo dessa bexiga? (a de ar) Que acontece? (respondem que vai estourar, então você continua). Vamos ver (a bexiga estoura). Pois bem, o que acontece então se acender esse isqueiro embaixo dessa bexiga? (a de água) Que acontece? (Alguns sabem a resposta, mas no momento é gerada uma dúvida). Que acontece? Nada? Por que a bexiga não estoura? (Todos ficam espantados).

- Ensine a verdade espiritual: Por que muitas coisas dão errado em nossas vidas, foi essa a pergunta, certo? Viram a resposta? A bexiga que estourou com o fogo pode representar as frustrações e as coisas que dão errado, não tinha nada dentro dela que resistisse ao fogo da vida

- Fundamento bíblico: Deixe-me falar de um provérbio (nesse momento você ensina sobre provérbios 15.22 que você estudou na preparação)

- Faça um apelo: E a bexiga que não estourou? Por quê? (explique o fenômeno físico: a água que está dentro da bexiga absorve o calor do fogo mais rápido que o plástico da bexiga e ela não estoura) Agora gostaria de saber com que você se assemelha. Se está cheio de conselheiros, ou não, está vazio e sem nenhum conselheiro (faça o apelo baseado no que o texto está querendo, que é mostrar a importância dos conselhos e de muitos conselheiros para que os planos deem certo).

Você tem uma interessante ECO para afetar adolescentes e jovens no processo decisório.
Este artigo foi extraído da Revista Evangelizar, Edição 15.
A Revista Evangelizar é a primeira revista especializada em assuntos de evangelização. A cada mês você encontra ferramentas práticas para evangelizar crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário