segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A grandeza da plantação e a urgência da missão

“Havendo passado estes acontecimentos, o Senhor nomeou outros setenta e dois; e os enviou de dois em dois, adiante dele, a todas as cidades, e lugares que Ele estava prestes a visitar.

“E lhes recomendou: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da plantação que mande obreiros para fazerem a colheita”. Lc10. 1-2

Aqui temos uma historia, temos um momento de avivamento, algo incrível na vida da igreja, uma igreja saudável, viva, diferente dessas dos nossos dias, onde encontrar uma igreja assim? Notamos aqui algo fantástico, encontramos aqui discípulos de Cristo fazendo e vivendo um verdadeiro evangelho, cristianismo.

O próprio Cristo enviando discípulos, discípulos dispostos a enfrentar qualquer coisa pelo chamado do Mestre, uma recomendação que mudou a vida deles e das pessoas que ouviram através deles a mensagem do Evangelho. Jesus ensina e orienta seus discípulos com todos os detalhes que os ajudaria a cumprir com urgência a Sua vontade.

Nessa historia podemos encontrar três atitudes que hoje a igreja precisa ter, três atitudes que cada cristão precisa tomar, aqui há um relato de uma igreja que ora, adora e serve. Queremos agora pairar um pouco logo no inicio da conversa de Jesus com os discípulos (verso 2), a palavra fala que Jesus recomenda algo muito importante aos discípulos, Jesus mostra que sem trabalhador não dá para cumprir com o propósito da Igreja. Em Mt.9.36-38. Jesus se depara com uma grande multidão, sente muita compaixão e reafirma aos seus discípulos mais uma vez que, realmente a seara é grandes mais poucos são os trabalhadores e pede que eles orem por isso.

A visão de Jesus é que a igreja precisa Rogar, que quer dizer, pedir; clamar; suplicar; solicitar. Jesus conhece a base da sua comissão: a oração.

A visão de Cristo também para a sua comissão é a: adoração. Jesus entende que a adoração de um cristão atrai a Sua presença em qualquer lugar e Ela convence o homem do pecado. Você percebe o que Jesus diz: “vão que Eu irei também”. Adoração também significa obediência, adoração significa entrega, amar extremamente o Senhor, entende que adoração é segui-lo sem reservas.

O ensinamento de Jesus encerra aqui? Ou será que falta alguma coisa a se fazer ainda? Esse diálogo de Jesus relata a parte mais importante da vida de um discípulo, Jesus diz IDE!

Chegamos à terceira atitude que um cristão precisa ter: o servir, o está disposto a cumprir a grande comissão. É nesse ponto que estamos parados até hoje, Jesus diz: “o campo é muito grande, a colheita é enorme mais falta mão de obra. Como pode isso acontecer? Na missão do mestre, precisa-se de trabalhadores! Nessa agência de trabalho há poucos disponíveis.

O grande problema das nossas igrejas não é a falta de recursos, não é a falta de treinamento, não é a falta de estrutura física, o que falta hoje é um povo disposto com uma vida santa que abri mão de uma vida religiosa e começa a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua Justiça.

A grande comissão de Cristo significa: proclamação do Reino de Deus e fazer discípulos em todos os lugares. Vejamos o que Jesus disse em Mt.28.18 – 20:

– Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem-se disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. Mt.28.18 – 20

O que Jesus declara é bem claro, Ele envia dizendo:

- “Vão a todos os povos do mundo...

Jesus nos ensina a ter um objetivo, Jesus diz que a vontade dele é que nenhuns dos seus pequeninos se percam, mas que todos conheçam a vida eterna.

- “e façam com que sejam meus seguidores...

Jesus diz que precisamos de uma mensagem impactante, Jesus diz que precisamos ser exemplos, nosso testemunho precisa falar mais alto, só assim conheceram que somos seus discípulos.

- “ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês...

Isso é exatamente uma evangelização que produz resultados, o que Jesus deseja é que todo o evangelho seja pregado, que possamos dar frutos e que esses frutos permaneçam. (João 15) Jesus nos ensina que precisamos ter sentido de urgência, cumprir esse chamado é mais importante do que qualquer outra coisa, veja que durante o capitulo 10 de Lucas, no envio dos setenta e dois, Jesus declara que a ninguém saudeis pelo caminho, por que Ele sabia que a sua ordem precisava ser respondida com urgência e que nada os atrapalhassem. Saudações no mundo oriental tradicional dura horas de conversas, consome muito tempo. Caímos no erro de simplesmente lançar a semente ao invés de cuidar da plantinha até ela permanecer. Evangelizar é tornar conforme o Evangelho, evangelizar é discipular!

Aplicação:

O que precisamos entender é que existe uma recomendação do Mestre até hoje, você quer ser essa resposta? O nosso desafio é missionário, o nosso desafio é real, grande é a plantação, precisamos de trabalhadores para a colheita, você é essa resposta? Gostaria de lembrar a vocês uma grande história baseada completamente em vidas e fatos reais, conta-se que...

Iniciado em Hernhut, Alemanha no século 18, o movimento de oração contínua (24 horas) chamado Moravianos durou por quase 100 anos, e eles não oravam por aquilo que não estavam dispostos a ser a resposta.

Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.

Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: “Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido". Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: "E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?", o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda para custear sua viagem.

No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas:

"QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO"

Estou convencido que não devo orar se não estou disposto a ser resposta pelo o que estou orando. “... Deus é poderoso pra fazer muito mais de acordo com Seu poder que opera em nós" (Ef. 3:20)

Você está disposto a ser a resposta por aquilo que você ora?

Conclusão:

Veja o que aconteceu com aqueles que decidiram ser a resposta:

“ Então, regressaram os setenta e dois, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus”. Lc 10.17-20

Que como esses discípulos nós possamos ser a resposta do nosso Mestre, entender que essa é a sua vontade, Deus é um Deus de resultados, que a nossa alegria seja completa não somente pelos sinais e prodígios que aconteceram durante o nosso caminho, mas principalmente pela a alegria de fazer a Sua vontade e ter o nosso nome escrito no livro da vida.

Deus nos deu autoridade e poder, também nos deu a salvação e a vida eterna, de graça recebemos e o que estamos fazendo com o que ganhamos? Lembre-se que a colheita depende de pregar o evangelho e fazer discípulos, então seja mais um trabalhador, como o próprio Jesus disse, IDE!!!

Sermão na Igreja Batista Missionária - Curado 4
Data: 28.08.2010
Miss.Morgana Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário