sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reconstruindo a Cidadania


No último dia 23 começamos a realizar uma sequência de 4 visitas no CREED. Com o apoio da Psicóloga Flávia Puça e mais alguns profissionais na mesma área. Uma porta abriu e queremos realizar um lindo trabalho! Sabemos que para Deus nenhum deles foi esquecido, que eles possam sentir cada vez mais o amor que Deus sente por eles. Agradecemos a vida do coronel Alcides Filho.


Queremos postar aqui o nosso planejamento, através desse planejamento podemos evangelizar cada detento que está ali.

Saúde Mental da Pessoa em Reclusão
Resgatando o sentido da Vida


JUSTIFICAÇÃO:

Pesquisador alemão Hans Joachim Salize investigou dados de 24 países europeus sobre a saúde mental do detento(estudo foi apresentado no 17º Congresso Europeu de Psiquiatria, realizado em janeiro de 2009 em Lisboa - Portugal). Em todo mundo, mais de 9,25 milhões de pessoas estão, atualmente, em alguma instituição penal – e tudo indica que este número está crescendo rapidamente: somente nos últimos 18 meses, houve um acréscimo de 250 mil pessoas encarceradas. Uma grave questão pouco debatida, nesse contexto, é a saúde mental dos detentos – tanto dos que entram, quanto dos que saem. A pesquisa acima foi aplicada com detentos europeus, mas faço uso desses dados estendendo ao Brasil ressaltando a questão da saúde mental do detento que de alguma forma é danificada emocionalmente pela reclusão. As autoridades precisam alertar para a promoção de uma ação mais enérgica quanto a um tratamento mental para proporcionar a diminuição da reincidência ao crime. Sabendo que a Instituição em foco abriga cerca de 90 detentos, a preocupação por parte do seu Diretor quanto a proporcionar este evento é de sine qua non importância para a diminuição da marginalidade.

OBJETIVO:

· Promover ciclo de palestras sobre alguns tópicos da Saúde Mental através da abordagem contemplada nos três blocos 1, 2 e 3;
· Medir através de testes indicativos o estado mental do Detento;
· Favorecer a tomada de consciência do eu como Projeto de Qualidade de Vida - regatando o PQV na adversidade.

METODOLOGIA:

Através de Palestras com uso de materiais tecnológicos (notebook, datashow e som) e vídeos de curta duração (5’) , proporcionar a conscientização pessoal. Os Blocos trabalhados: Bloco 1 - estresse, auto-estima, resiliência e Personalidade Bloco 2 - Doença Mental - ansiedade, depressão, síndrome do pânico e Compulsão – vícios e Bloco 3 - Aconselhamento de carreira – Coach emocional. Os testes aplicados a partir de cada palestra serve para levantamento pessoal do detento e de subsídio para uma amostragem do índice de saúde vigente na instituição penal. Vários profissionais (psicólogos e pastor) estariam envolvidos na ministração dessas palestras que deverão seguir um cronograma pré-estabelecido.

Estresse – Auto –estima – Personalidade
40’
Flávia Puça - Psicóloga

Ansiedade e Depressão
40’
Flávia e Eliane - Psicóloga

Síndrome do Pânico e Compulsão – vícios
40’
Eliane - Psicóloga

Aconselhamento de carreira – Coach emocional
40’
Flávia Puça - Psicóloga

RESULTADO:
Com o evento realizado será elaborado um levantamento das principais dificuldades apresentadas pelos detentos com possibilidades de indicação de uma ação terapêutica.

Flávia Puça
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário