sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Brasileiros muçulmanos já chegam a um milhão...

Mesquita do Brás, em São Paulo

BRASIL - Faz parte do imaginário popular a ideia de que o povo brasileiro é aberto, acolhedor, livre de preconceitos. Com uma Constituição forte e moderna, pode-se afirmar que no Brasil todos possuem os mesmos direitos e oportunidades, sem distinção de raça, credo ou sexo.

De fato, não há restrições legais para a prática das mais diversas religiões e o preconceito racial, por exemplo, há tempos é punido com rigor.

No entanto, há uma forma sutil de preconceito ou de animosidade que só é perceptível a quem faz parte de determinado grupo e que, na maioria das vezes, não chega a configurar uma violação das leis do país. Em algumas cidades, sobretudo do interior, protestantes e católicos vivem às turras; o mesmo acontece entre cristãos (católicos e protestantes) e espíritas em determinadas localidades e, nesse caso, a rixa é tão grande que não é raro que os envolvidos acabem na delegacia de polícia.

Uma prova para a paz

Pois a tradicional hospitalidade brasileira está para ser posta à prova mais uma vez. Vários veículos de comunicação vêm apontando o avanço do islamismo no Brasil. Em reportagem recente, o jornal francês Le Figaro publicou uma extensa matéria sobre o aumento do número de muçulmanos nas periferias dos grandes centros brasileiros. No ano passado, a revista Época relatou o mesmo fenômeno, mostrando como a religião muçulmana tem feito adeptos, sobretudo junto às comunidades mais pobres, que veem na mensagem islâmica de igualdade racial e justiça uma forma legítima de combater o racismo e a violência policial a que são submetidas com frequência.

Embora não seja possível precisar o número de muçulmanos no Brasil, estima-se que eles já sejam um milhão de fiéis. Conforme indicam os estudos, esse número só tende a crescer e a pergunta que fica é: como será a convivência entre os brasileiros de várias religiões e os brasileiros muçulmanos?

Terroristas de uma hora para outra?

Em países de maioria muçulmana, os adeptos de outras religiões, sobretudo os cristãos, enfrentam muitas dificuldades para professar sua fé com liberdade. No Brasil, qualquer pessoa tem o direito de optar pela religião que quiser, tem o direito de mudar de religião, tem o direito de frequentar o templo que bem entender, tem o direito até de não crer. E isso não é só no papel, já faz parte da cultura do brasileiro.

Mas, é interessante imaginar como seria a convivência entre os grupos, por exemplo, de cristãos pentecostais, tradicionais ou mesmo católicos com os convertidos ao islamismo... Quanto do preconceito enraizado no imaginário coletivo viria à tona e faria com que vizinhos ou colegas de faculdade passassem a ser vistos como terroristas, pelo fato de terem se tornado muçulmanos?

Os brasileiros em geral e os cristãos em particular devem estar preparados para essa nova realidade que se anuncia. Que aqueles que conhecem a salvação em Cristo jamais se desviem do seu chamado original de pregar o evangelho a toda criatura e que haja em cada um o desejo da paz. Afinal, os pacificadores serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9).

Cristina Ignácio
Missão Portas Abertas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Avance AMME


AMME Evangelizar lança o programa AVANCE para orientar vocacionados em missões. Se você sente o desejo de se dedicar ao trabalho missionário e não sabe por onde começar, aqui está a resposta à sua oração. O programa AVANCE também é a porta de entrada para candidatos ao trabalho missionário que desejam servir com a AMME.

Seu próximo passo para missões

Quando um jovem alcança maior santificação, seu desejo de entregar-se ao serviço do mestre cresce, nasce o desejo de dedicar-se inteiramente ao Reino. O chamado missionário tem mais a ver com a vontade de se consagrar e servir, do que com a vocação natural, como o mundo a conhece. A carreira missionária é ampla, e abriga todo tipo de serviço e vocação. O que caracteriza o verdadeiro missionário é a santificação. Mas então, o jovem é atacado com todo tipo de obstáculo e impedimento, e frequentemente deixa de lado e se atrasa para a carreira que lhe trará maior alegria, e realização eterna. Para ajudar você nesse momento em que nasce o desejo de servir ao Senhor, a AMME Evangelizar criou o programa AVANCE.

A porta para servir com a AMME

Recentemente os missionários da AMME aprovaram a Norma AMME para Integração de Missionários. A norma regulamenta o vínculo da missão com candidatos que queiram servir conforme o propósito de ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir sua tarefa de evangelizar todo mundo: motivando, treinando, suprindo e apoiando. A norma estabelece que o programa AVANCE é o primeiro passo no processo de se tornar um missionário da AMME. Somente aos alunos do programa será dada a opção de solicitar a avaliação para engajamento na AMME.

O Programa AVANCE

O programa AVANCE consiste em 15 módulos de estudo bíblico, a serem cursados à distância (os materiais são enviados por e-mail), exigindo-se a dedicação de 1:30 hora por dia. Baseado em 2Timóteo, uma carta escrita por Paulo para assegurar que Timóteo continuaria a obra que o apóstolo fizera, o curso foi desenvolvido pelo presidente da AMME Evangelizar, missionário José Bernardo. Esse curso vai ajudar você a confirmar seu chamado missionário, vai fortalecer seu propósito e orientar sua carreira ministerial. Você terá a oportunidade de conhecer outras pessoas vocacionadas, poderá esclarecer suas dúvidas e receber orientação pessoal.

Cristãos evangélicos, em comunhão com sua igreja, cursando o ensino médio ou superior, acima de 16 anos de idade, podem fazer o curso. Não há custo para esse programa, embora os alunos sejam incentivados a ofertar para a obra missionária. O aluno deve ter pleno acesso à internet – todo o curso é enviado por e-mail, as avaliações devem ser respondidas e enviadas pelo e-mail, e várias tarefas serão realizadas utilizando-se outros recursos da Internet.

Se você deseja participar desse treinamento, preencha o formulário de inscrição a seguir nesse site.

Avance AMME


http://www.evangelizabrasil.com/avance