sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A CEIA DO SENHOR.

Na semana passada a Miss. Morgana M. dos Santos escreveu um pequeno artigo sobre a ceia do Senhor. Entendemos que esse assunto é bastante complexo e precisa ser analisado com profundidade. Por isso, segue outro artigo sobre o mesmo tema. Vamos estudar?

ORDENANÇA SAGRADA INSTITUÍDA POR CRISTO 
por Morgana Mendonça dos Santos.

 Fonte da imagem: Electus.


Nos últimos cultos, nas últimas igrejas que fui convidada a pregar, nas últimas vezes que participei da Ceia algo incomodou fortemente meu coração, lembro-me que a pergunta ficou ressonante por vários dias: o que significa de fato a Ceia do Senhor? Na minha denominação, a Ceia do Senhor é de forma dominical, porém sei que existem igrejas que realizam esse sacramento uma vez por mês ou até de três em três meses. As palavras de 1Co 11.23-26 são repetidas e juntos participamos da sagrada ordenança instituída por Cristo. É isso mesmo? Vamos relembrar esses versos:

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha".

Recebemos o pão e o vinho, voltamos em oração e por alguns minutos de cabeça baixa temos um momento em silêncio. Será que todas aquelas pessoas entendem, de forma racional, o propósito do mandamento? O que temos anunciado todas as vezes que comemos do pão e bebemos do cálice? Paulo diz: Anunciais a morte do Senhor, até que venha! No capítulo 11 da primeira carta do apostolo Paulo aos corintos é dito algo a mais, nos versos seguintes vemos:

"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor." 1Co 11.27-29

Como assim, de forma indigna? Precisamos dessa resposta! Como examinar nosso coração enganoso?! Poderíamos de forma resumida usar o CMW*: O que é um sacramento? Uma ordenança sagrada instituída por Cristo na Sua igreja, para significar, selar e aplicar, àqueles que estão no Pacto da Graça, os benefícios da Sua mediação. Deriva da palavra latina “sacramentum”, significando um juramento militar de fidelidade. Cristo instituiu dois sacramentos na Sua igreja: o batismo e Ceia do Senhor. O que significa então a Ceia do Senhor? Alimentar-se do corpo e do sangue de Cristo para nutrição espiritual e crescimento em graça; confirmando a união e comunhão com Cristo; testificando e renovando a gratidão e compromisso para com Deus e o amor em comunhão uns com os outros, como membros do mesmo corpo.

Devemos entender que o contexto que Paulo estava mencionado as palavras de Jesus da ultima Ceia (Mt 26.26-28) era a falta de santidade, o tratamento leviano, a brincadeira e profanação que os corintos estava tendo com o sacramento, o verso 30 do mesmo capítulo é claro quando diz que a disciplina de Deus estava sobre eles pelo o modo como eles tratavam da mesa do Senhor, vejamos: "Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem" 1Co 11.30

A congregação estava negligenciando e por conta disso estava sendo punida. Nosso problema é achar que o erro de um não significa o fracasso de todos (história de Acã, Josué 7), a dificuldade de entendermos o pecado original na nossa conta. A diferença da descrição de participar de forma digna e indigna precisa ser esclarecida. A palavra "dignamente" é um advérbio e não um adjetivo. Descreve a maneira de como participar do sacramento, não o caráter daquele que participa. Se tivéssemos de "ser" nunca participaríamos, somos pecadores e por isso indignos. Como diz o CMW*, participar de modo indigno seria fazer isso sem a verdadeira fé em Cristo, ou acalentar no coração um pecado sem arrependimento, ou participar sem o correto entendimento do que significa a Ceia do Senhor. "Deus não suporta quando a santidade dos Seus sacramentos está sendo profanada." Kenneth Wieske

Se abrirmos um catecismo antigo da Reforma (1563), o Catecismo de Hidelberg, no Domingo 30, pergunta 81, veremos o que ele diz a respeito da participação na Ceia do Senhor: “P. Quem deve vir à Santa Ceia? R. Aqueles que se aborrecem de si mesmos por causa dos seus pecados, mas confiam que estes lhes foram perdoados por amor de Cristo e que, também, as demais fraquezas são cobertas por seu sofrimento e sua morte; e que desejam, cada vez mais, fortalecer a fé e corrigires na vida. Mas os pecadores impenitentes e os hipócritas comem e bebem para sua própria condenação”. [1Co 10.19-22; 11.26-32]

O Catecismo continua dizendo na pergunta 82 que a igreja também tem um papel a desempenhar para manter a santidade do sacramento. P. Podem vir a essa ceia também aqueles que, por sua confissão e vida, se mostram incrédulos e ímpios?
R. Não, porque assim é profanada a aliança de Deus e é provocada a sua ira sobre toda a congregação. Por isso, a igreja cristã tem a obrigação, conforme o mandamento de Cristo e de seus apóstolos, de excluir tais pessoas pelas chaves do reino dos céus, até que demonstrem arrependimento. [Sl 50.16; Is 1.11-17; 1Co 11.17-34]

É real a nossa necessidade como IGREJA do SENHOR, seja ela de qual denominação for, qual a profundidade e seriedade da Ceia do Senhor, esse sacramento pertence ao eleitos, vem de Deus pra nós e não o contrário. Caro leitor, confesso a extensão do texto, porém é necessário que nos aprofundemos no conceito para partilharmos da mesa do Senhor de forma que glorifiquemos a Deus, a mesa é do Senhor! Se é do Senhor precisa ser conforme Ele instituiu ser!

Falaremos mais sobre isso, A Ele toda a Glória! Rm 11.36

--------------------------------------------------------------------------
*Catecismo Maior de Westminster.
Indico aos leitores desse texto a pregação de Jonas Madureira: Até a próxima Ceia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário