terça-feira, 22 de março de 2011

10 Verdades que "Cristãos" praticam diferente!



Certo pastor estava buscando levar a igreja à prática da comunhão e da devoção experimentadas pela igreja primitiva (conforme descrita em Atos dos Apóstolos). Logo recebeu um comunicado de seus superiores: “Estamos preocupados com a forma como você vem conduzindo seu trabalho ministerial. Você foi designado para tomar conta dessa igreja e a fez retroceder, pelo menos, uns 40 anos! O quê está acontecendo?”. O pastor respondeu: “40 anos? Pois então lamento muitíssimo! Minha intenção era fazê-la retroceder uns 2.000!”.

Atualmente temos acompanhado um retrocesso da vivência e prática cristãs. Mas, infelizmente, não é um retrocesso como o da introdução acima. Algumas das verdades cristãs têm sido negadas na prática. Como diz Caio Fábio, muitos de nós somos “crentes teóricos, entretanto, ateus práticos”. Segue-se uma pequena lista dos top 10 das verdades que pregamos (na teoria) acerca das mentiras que vivemos (na prática):

1 Tessalonicenses 5 : 9

I - “SÓ JESUS SALVA” é o que dizemos crer.

Mas o que ouvimos dizer é que só é salvo, salvo mesmo, quem é freqüente à igreja, quem dá o dízimo direitinho, quem toma a santa ceia, quem ganha almas para Jesus, quem fala língua estranha, quem tem unção, quem tem poder, quem é batizado, quem se livrou de todo vício, quem está com a vida no altar (seja lá o que isso signifique), quem fez o Encontro, etc e etc. Resumindo: em nosso conceito de salvação, só é salvo aquele que não me escandaliza.

II - “DIANTE DE DEUS, TODOS OS PECADOS SÃO IGUAIS” é o que dizemos crer.

Mas, diante da igreja, o único pecado é fazer sexo fora do casamento. Quando um irmão é pego em adultério, é comum ouvirmos o comentário: “O irmão fulano caiu...”. Ou seja, adultério é visto como uma “queda”. Mas a fofoca que leva a notícia do adultério de ouvido a ouvido é permitida (embora, na Bíblia haja mais referências ao mexeriqueiro do que ao adúltero). Estar com o nome ‘sujo’ no SPC é permitido, embora a Bíblia condene o endividamento. Ser glutão é permitido, a ‘panelinha’ é permitida, sonegar imposto de renda é permitido (embora seja mentira e roubo), comprar produto pirata é permitido (embora seja crime) construir igreja em terreno público é permitido (embora seja invasão).

O que a Bíblia quer dizer com pecados iguais?

III - “AUTOFLAGELAÇÃO É SACRIFÍCIO DE TOLO”, é o que dizemos crer.

Mas... "Condenamos" o sujeito que faz procissão de joelhos, que sobe escadarias para pagar promessas. Ainda assim praticamos um masoquismo espiritual que se expõe em frases do tipo: “Chora que Deus responde”; “a hora em que seu estômago está doendo mais é a hora em que Deus está recebendo seu jejum”; “quando for orar de madrugada, tem que sair da cama quentinha e ir para o chão gelado”; “tem que pagar o preço”. Esta anda sendo uma realidade 'evangélica' cristã por aí. Mas o que diz a Bíblia?
Na Bíblia, corrigida em português para brasileiros, você encontrará 'sacrifícios de louvor', 'sacrifícios pacíficos'. Não confunda com autoflagelo - sacrificar a própria carne.
Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício.Provérbios 21:3
Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.Oséias 6:6. Deuteronômio 18:11 e 12

IV - “ESPÍRITO DE ADIVINHAÇÃO É DIABÓLICO” é o que dizemos crer, mas... vivemos praticando isso nas igrejas, dentro dos templos e durante os cultos!

- Olha só a cara do pastor. Deve ter brigado com a esposa.

- A irmã Fulana não tomou a ceia. Deve estar em pecado.

- Olha o irmão no boteco. Deve estar bebendo...

- Olha só o jeito que a irmã ora. É só para se amostrar...

- Olha a irmã lá pegando carona no carro do irmão. Hum, aí tem...

V - “DEUS USA QUEM ELE QUER” é o que dizemos. Mas também dizemos: Deus não pode usar quem está em pecado; Deus não usa ‘vaso sujo’; “Como é que Deus vai usar uma pessoa cheia de maquiagem, parecendo uma prostituta?”.

VI - “DEUS ABOMINA A IDOLATRIA” dizemos. Mas esquecemos que idolatria é tudo o que se torna o objeto principal de nossa preocupação, lealdade, serviço ou prazer. Como renda, bens, futebol, sexo ou qualquer outra coisa. A questão é: quem ou o quê regula o meu comportamento? Deus ou um substituto? Há até muitas esposas, por exemplo, que oram pela conversão do marido ao ponto disso tornoar-se numa obsessão idolátrica: “Tenho que servir bem a Deus, para ele converter meu marido”; “Não posso deixar de ir a igreja senão Deus não salva meu marido”; “Preciso orar pelo meu marido, jejuar pelo meu marido, fazer campanhas pelo meu marido, deixar de pecar pelo meu marido”. Ou seja, a conversão do marido tornou-se o objetivo final e Deus apenas o meio para alcançar esse objetivo. E isso também é idolatria.

Portanto, meus amados, fugi da idolatria.1 Coríntios 10:14

Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Gálatas 5:20

VII - A BÍBLIA É A ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA CRISTÃS

...Eu sei que a Bíblia diz, mas o Estatuto da Igreja rege...

... Eu sei que a Bíblia diz, mas nossa denominação não entende assim

... Eu sei que a Bíblia diz, mas a profeta revelou que é assim que tem que ser

... Eu sei que a Bíblia diz, mas o homem de Deus teve um sonho...

...Eu sei que a Bíblia diz, mas isso é coisa do passado...

VIII - DEUS ME DEU ESTA BENÇÃO!

...mas eu paguei o preço.

...mas eu fiz por onde merece-la.

...mas não posso dividir com você porque posso estar interferindo na vontade de Deus. Vai que Ele não quer que você tenha... Se você quiser, pague o preço como eu paguei.

IX - NÃO SE DEVE JULGAR PELAS APARÊNCIAS. AS APARÊNCIAS ENGANAM

Mas frequentemente nos deixamos levar por elas para emitirmos nossos juízos acerca dos outros. Julgamos pela roupa, pelo corte de cabelo, pelo tamanho da saia, pelo tipo de maquiagem (ou a falta dela), pelo jeito de andar, de falar, pelo aperto de mão, pela procedência. Frequentemente, repito: frequentemente falamos ou ouvimos alguém falar: “Nossa! Como você é diferente do que eu imaginava. Minha primeira impressão era de que você era outro tipo de pessoa”.

X - A SANTIFICAÇÃO É UM PROCESSO DE DENTRO PARA FORA (é o que dizemos)

Mas na prática não basta ser santo, tem que parecer santo. Se a tal ‘santificação’ não se manifestar logo em um comportamento pré-estabelecido, num jeito de falar, andar, vestir e de se comportar é porque o sujeito não se ‘converteu de verdade’

Fonte Genizah: 10 verdades que pregamos sobre 10 mentiras que praticamos!

terça-feira, 15 de março de 2011

Pacificadores


 
Pacificadores em Campina Grande supera as expectativas e evidencia o poder transformador da Palavra


Pacificadores – A Escola Intensiva de Evangelização da AMME Evangelizar foi realizada, esse ano, em Campina Grande, no estado da Paraíba. Adolescentes e jovens de oito estados participaram e foram profundamente tocados.

Casa da Palavra, 09 de março de 2011 – A AMME Evangelizar realizou, de 2 a 8 de março, em Campina Grande – PB, a quinta edição da Escola Intensiva de Evangelização – Pacificadores. A Escola, destinada especialmente a adolescentes e jovens, foi concebida como um laboratório para testar novos recursos e programas para evangelização.

Jovens de 8 estados participaram ativamente do programa que enfatizou a evangelização relacional. O evento foi parcialmente subsidiado pela VINACC – Visão Nacional para a Consciência Cristã e integrou a série de programas do XIII Encontro daquele ministério.

Nessa edição da Escola a AMME lançou um novo programa de evangelização, o “mais amigos”. Os alunos aprenderam a usar o cartão 3?, um cartão com três perguntas que orienta a apresentação do Evangelho a pessoas de alta religiosidade e reduzida espiritualidade.

No segmento prático do treinamento, cerca de 800 pessoa receberam uma apresentação do Evangelho de 15 minutos em média. Dezenas de pessoas fizeram o compromisso para um aprofundamento de sua espiritualidade, engajando-se com as Escrituras e a oração. Esse resultado foi consequência do impacto da mesma mensagem na vida dos participantes, transbordando para as pessoas que contactaram.


segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão precisa de ajuda!


Ore pelo Japão

JAPÃO (*) - O maior terremoto já ocorrido no Japão em 140 anos de medições atingiu na tarde desta sexta-feira (madrugada no Brasil) a costa nordeste do arquipélago, provocando uma onda de dez metros de altura que varreu tudo em seu caminho, incluindo casas, navios, carros e estruturas agrícolas.

Cerca de 300 corpos foram encontrados na cidade costeira de Sendai, no nordeste do país, segundo a emissora de TV NHK. Aparentemente, as pessoas morreram afogadas. A dimensão dos danos ao longo de uma extensa faixa costeira indica que o número de mortos pode aumentar significativamente. Centenas estão desaparecidos.

A Cruz Vermelha disse em Genebra que a parede de água é mais alta do que algumas ilhas do Pacífico, e um alerta de tsunami foi emitido para toda a bacia do oceano, com exceção do Canadá e da parte continental dos Estados Unidos.

A Indonésia, o Estado norte-americano do Havaí e as Filipinas, entre outros, determinaram a desocupação de áreas costeiras. Países da região como Taiwan, Austrália e Nova Zelândia, no entanto, já suspenderam o alerta. Por causa do tsunami, a população japonesa foi orientada a fugir de áreas costeiras para terrenos mais elevados.

O terremoto mais forte a atingir o Japão nos últimos 100 anos devastou diversas partes do país e provocou um alerta de tsunami em pelo menos 50 outros países.

O tremor de magnitude 8.9 atingiu o Japão às 2h46 (horário de Brasília). Houve diversos tremores subsequentes. Em Tóquio, todos estão em pânico. Uma refinaria de petróleo próxima à cidade pegou fogo, colocando em risco dezenas de tanques cheios. A mídia japonesa relata que mais de 4,4 milhões de casas ficaram sem energia elétrica no norte do Japão.

Assim como a Portas Abertas apoia e fortalece milhões de cristãos perseguidos em todo o mundo, queremos alcançar em amor as milhares de pessoas cujas vidas foram arrasadas com a perda de entes queridos, casas e empregos.

Junte-se à Portas Abertas em oração por aqueles que estão desabrigados e sem esperança. Muitos deles perderam todos os bens terrenos. Ore para que organizações de ajuda humanitária, pastores e voluntários dedicados possam levar a esperança para que eles continuem firmes, em nome de Jesus.

Também precisamos apoiar as igrejas que estão nas áreas afetadas ou circunvizinhanças. Ore por eles enquanto esses cristãos ministram para as pessoas atingidas por esse desastre.

Fontes: Portas Abertas Internacional e Reuters

* Este país não se enquadra entre os 50 mais intolerantes ao cristianismo.



Missão Portas Abertas