quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Russell Shedd – A ira de Deus dos céus é revelada


Texto base: Romanos 1:18-23

A ênfase de nossa época é que Deus e amor, que Deus ama o mundo, isso é tão forte e tão repetida que quase ninguém pensa que Deus está irado, com divina raiva divina contra esta terra. O texto de Romanos diz exatamente isto, que dos céus é revelada, de uma forma obvia, a ira divina.

Claro que o amor de Deus também é revelado e vamos falar disto, mas neste primeiro momento quero que vocês meditem sobre a pergunta: por que Deus está irado? Por que a humanidade está em inimizade contra Deus e Deus contra o mundo. E a resposta está neste texto. A razão desta ira divina é que a iniquidade do homem, sua impiedade tem levado o homem a chegar a uma conclusão completamente errada sobre a criação. Vivemos constantemente vendo as maravilhas da criação e não glorificamos a Deus por causa desta criação. Isso faz com que o grande artista, a pessoa que inventou as múltiplas maravilhas da criação, fique bem raivoso, irado, zangado com a humanidade. Mas, às vezes, estamos tão secularizados que Deus praticamente não existe. Ele é relegado para o fim do universo e sua ira não se manifesta no mundo.

Impiedade significa não fazer o que Deus manda. Sua lei foi escrita em nossos corações e nós não a seguimos. A ira de Deus se revela contra toda iniquidade e injustiça dos homens. Pegue revistas e jornais, programas de televisão e veja como eles não mencionam a Deus, não mostram que Ele é a fonte de toda realidade. Isso se chama secularização. Para ajudar, nossas escolas, até as melhores, como USP, como Federal do Rio, os irmãos acham que eles começarão as aulas com oração? Não! Os homens abafam a verdade de Deus que está em seus corações e rejeitam a Deus. Quem durante o carnaval vai pensar nos atributos invisíveis de Deus e deixará seu coração ser elevado em louvor?

Deus está zangado. Ele está irritado conosco porque não pensamos sobre de onde veio a inteligência que criou o universo. Ele está irado porque suprimimos a verdade de nossos corações. Ele está furioso porque ignoramos a revelação natural de Seu poder. Deus está com raiva porque os biólogos não param para a gradecer a Deus pelo corpo tão fantástico que temos, em que cada célula abrigam trilhões e trilhões de informações do seu corpo. Deus está zangado porque nosso conhecimento aumenta, mas estamos cada vez menos atentos ao Criador. A cada 30 anos o conhecimento humano dobra, mas pouco se fala sobre Deus. Professores não informam seus alunos sobre todas as coisas virem de Deus e que para Ele todas as coisas existem. Somos indesculpáveis por que a pregação de Deus está por todo lado e nós ignoramos isto.


Por Fotos de Russell Shedd na Consciência Cristã 2012

Resumopor voltemosaoevangelho.com

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fórum Apolo - Apologia bíblica para adolescentes e jovens



De 15 a 21 de fevereiro, quando milhares de cristãos evangélicos estarão reunidos em Campina Grande – PB, com alguns dos mais conhecidos conferencistas brasileiros, para o maior encontro de apologia cristã da América Latina, a AMME Evangelizar e o Ministério Salva Vidas vão envolver adolescentes e jovens nesse debate. Será o Fórum Apolo, mais uma iniciativa e envolvimento de adolescentes e jovens como alvos e como agentes da missão bíblica da Igreja, dentro da agenda da 14ª Consciência Cristã, em parceria com a VINACC.

Proposta
O objetivo do programa é envolver 200 adolescentes e jovens evangélicos, de 14 a 24 anos de idade, das diversas denominações, em um programa onde a experiência com a apologia bíblica produza: a) Fortalecimento da fé racional; b) Consciência de pertencimento ao Corpo de Cristo; c) Capacitação na evangelização apologética; d) Experiência de modelo exemplar para ações ministeriais com adolescentes e jovens.

Currículum
O programa terá 39 horas de formação e será dividido em duas frentes: Alicerce e Hora da Verdade. A frente Alicerce conterá princípios fundamentais que prepararão os participantes para o segmento mais experiencial, contará com 9 horas e utilizará principalmente exposições dinâmicas com auxílio de áudio-visuais e atividades de grupo. A frente Hora da Verdade consistirá na prática da apologia bíblica, contará com 30 horas e utilizará entrevistas de campo, pesquisa, trabalho em grupo e debate monitorado.

Conteúdo da frente Alicerce: a) SUPER20 – a importância do adolescente e do jovem no crescimento da Igreja; b) END – Enfrentamento do desvio, contornos e motivos do desvio de adolescentes e jovens; c) Biblia – seis aspectos da bibliologia abordados conforme a teologia bíblica; d) VOS – o método indutivo de estudo bíblico na pregação de Isaías e de Jesus; e) Apologia bíblica – a apologia responsiva no contexto da pós-modernidade; f) Epistemologia – a construção da fé racional para o adolescente nascido em lar evangélico. Conteúdo da frente Hora da Verdade: os participantes praticarão o que aprenderam tanto no exercício de apologia interna (endo-apologia) como no exercício de apologia externa (exo-apologia).

O Fórum Apolo abriu 200 vagas para adolescentes e jovens até 24 anos de idade, 160 das igrejas de Campina Grande – PB e 40 para participantes de outras cidades e estados. Para participar, faça a inscrição com a VINACC pelo telefone (83) 3342-4654. A inscrição é de 40,00 e inclui o almoço dos 6 dias, apostila, colete e material de campo, além da participação na programação. Não está inclusa a hospedagem e outras refeições. Para sugestão de hotel, fale com Tanisia nos telefones (83) 3321-3521 ou 9926-1222 (Hotel 40,00 a diária com o café da manhã).

Na caríssima graça de Cristo,

José Bernardo
AMME Evangelizar
Importante: A AMME Evangelizar é sustentada biblicamente, pelas ofertas de irmãos que amam a obra missionária. Para ofertar, deposite para AMME no Banco do Brasil, Ag. 3279-4, cc 20279-7. Para se tornar mantenedor e ofertar mensalmente entre em contato com nossos missionários pelo telefone (11) 4423 3222.

Construindo a fé racional - José Bernardo

O desafio de ser filho de crente

Como vimos no relatório SUPER20 da AMME e Salva Vidas, das pessoas que fizeram seu compromisso com Cristo na infância, 37,93% se afastou da fé, sendo que a maioria (63,6%) eram filhos de evangélicos e quase metade se afastou na adolescência. Daqueles que fizeram seu compromisso na adolescência 30,95% se afastou, sendo que mais da metade (53,84%) eram filhos de evangélicos e metade se afastou ainda na adolescência. Dos que se converteram na juventude, apenas 13,8% declarou haver se afastado e apenas cerca de 10% era filho de evangélicos. Esses dados referem-se apenas aos desviados que retornaram. Supõe-se que os números totais do desvio sejam ainda mais altos e mais tendentes ao desvio dos filhos de crentes.
Os filhos dos crentes, aqueles que se convertem como crianças e adolescentes, se desviam mais. Veja que, para conversões na juventude, o desvio é menor e o percentual dos filhos de crentes que se desviam é bem pequeno. Já para conversões na infância, quando a maioria dos filhos de famílias evangélicas aceita Jesus, há a maior taxa de desvio e o maior percentual de filhos de crentes desviados. Esse fenômeno é tão conhecido no meio evangélico, tão corriqueiro, tão comum, que muitos já o aceitam como normal e até ‘teologizam’ sobre isso: é necessário que o jovem cristão conheça o mundo para dar mais valor ao Evangelho, dizem. Isso é um absurdo!
Há algo errado em ser filho de crente? Há algum problema em se converter quando criança? É certo que não, muito pelo contrário, é um privilégio crescer na graça e no conhecimento enquanto se cresce na estatura. Então, qual a causa de tanto desvio? Essa parece ser uma questão apologética, mais especificamente uma questão de endo-apologia ou apologia interna. A observação nos leva a crer e, ainda que essa tese careça de mais pesquisa, já é bastante sólida, que há uma passagem na puberdade onde é necessária uma mudança na natureza da fé. Essa mudança deveria ser feita em um processo de questionamento e resposta.
O fato é que antes da puberdade, desde o nascimento, a criança desenvolve uma fé afetiva, baseada na imitação das pessoas com quem se relaciona afetivamente: os pais e os professores do culto infantil, por exemplo. Essa fé afetiva é muito válida e bíblica também: sustenta a criança em Cristo e na Igreja durante toda a infância. A partir do início da puberdade, porém, dos onze anos em diante, na média, o cérebro humano passa por uma mudança radical, desenvolvendo habilidades motoras inicialmente, logo seguidas das habilidades emocionais. O ambiente em que o adolescente vive também se amplia, se torna menos afetivo, mais competitivo, mais cheio de informação, questionamento e dúvida. A fé afetiva da infância já não é suficiente, agora é necessária uma fé racional, capaz de responder a qualquer pessoa que lhe pedir razão da esperança que têm. Essa fé racional se desenvolveria em dois estágios: a) fé argumentativa, na adolescência recente; b) fé experiencial, na adolescência seguinte.
Como essa fé racional se desenvolve a partir do questionamento, pessoas que se convertem na adolescência e na juventude, vindas de famílias não evangélicas, tem mais chances de passarem por esse processo e achar as respostas que construirão uma fé suficiente para mantê-las através da adolescência, juventude e pela idade adulta a dentro. Aos filhos dos evangélicos, porém, não é permitido o questionamento. Eles devem ser crentes, muitos já são batizados, não podem duvidar, não tem a quem perguntar. A dúvida seria vista como um sinal de fraqueza, é um tabú, então fica oculta, nunca é sanada e começa a produzir o efeito destrutivo que culmina no desvio. É urgente que a Igreja construa uma endo-apologia capaz de levar seus adolescentes e jovens ao verdadeiro culto racional. Essa será nossa melhor resposta ao desvio que afronta nossos filhos.
 Esse artigo é parte da apostila do aluno no Fórum Apolo teen/ Campina Grande – PB, programa da parceria AMME Evangelizar, ministério Salva Vidas e VINACC, a ser realizado de 16 a 21 de fevereiro, dentro da programação da 14a Consciência Cristã.