sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reconstruindo a Cidadania


No último dia 23 começamos a realizar uma sequência de 4 visitas no CREED. Com o apoio da Psicóloga Flávia Puça e mais alguns profissionais na mesma área. Uma porta abriu e queremos realizar um lindo trabalho! Sabemos que para Deus nenhum deles foi esquecido, que eles possam sentir cada vez mais o amor que Deus sente por eles. Agradecemos a vida do coronel Alcides Filho.


Queremos postar aqui o nosso planejamento, através desse planejamento podemos evangelizar cada detento que está ali.

Saúde Mental da Pessoa em Reclusão
Resgatando o sentido da Vida


JUSTIFICAÇÃO:

Pesquisador alemão Hans Joachim Salize investigou dados de 24 países europeus sobre a saúde mental do detento(estudo foi apresentado no 17º Congresso Europeu de Psiquiatria, realizado em janeiro de 2009 em Lisboa - Portugal). Em todo mundo, mais de 9,25 milhões de pessoas estão, atualmente, em alguma instituição penal – e tudo indica que este número está crescendo rapidamente: somente nos últimos 18 meses, houve um acréscimo de 250 mil pessoas encarceradas. Uma grave questão pouco debatida, nesse contexto, é a saúde mental dos detentos – tanto dos que entram, quanto dos que saem. A pesquisa acima foi aplicada com detentos europeus, mas faço uso desses dados estendendo ao Brasil ressaltando a questão da saúde mental do detento que de alguma forma é danificada emocionalmente pela reclusão. As autoridades precisam alertar para a promoção de uma ação mais enérgica quanto a um tratamento mental para proporcionar a diminuição da reincidência ao crime. Sabendo que a Instituição em foco abriga cerca de 90 detentos, a preocupação por parte do seu Diretor quanto a proporcionar este evento é de sine qua non importância para a diminuição da marginalidade.

OBJETIVO:

· Promover ciclo de palestras sobre alguns tópicos da Saúde Mental através da abordagem contemplada nos três blocos 1, 2 e 3;
· Medir através de testes indicativos o estado mental do Detento;
· Favorecer a tomada de consciência do eu como Projeto de Qualidade de Vida - regatando o PQV na adversidade.

METODOLOGIA:

Através de Palestras com uso de materiais tecnológicos (notebook, datashow e som) e vídeos de curta duração (5’) , proporcionar a conscientização pessoal. Os Blocos trabalhados: Bloco 1 - estresse, auto-estima, resiliência e Personalidade Bloco 2 - Doença Mental - ansiedade, depressão, síndrome do pânico e Compulsão – vícios e Bloco 3 - Aconselhamento de carreira – Coach emocional. Os testes aplicados a partir de cada palestra serve para levantamento pessoal do detento e de subsídio para uma amostragem do índice de saúde vigente na instituição penal. Vários profissionais (psicólogos e pastor) estariam envolvidos na ministração dessas palestras que deverão seguir um cronograma pré-estabelecido.

Estresse – Auto –estima – Personalidade
40’
Flávia Puça - Psicóloga

Ansiedade e Depressão
40’
Flávia e Eliane - Psicóloga

Síndrome do Pânico e Compulsão – vícios
40’
Eliane - Psicóloga

Aconselhamento de carreira – Coach emocional
40’
Flávia Puça - Psicóloga

RESULTADO:
Com o evento realizado será elaborado um levantamento das principais dificuldades apresentadas pelos detentos com possibilidades de indicação de uma ação terapêutica.

Flávia Puça
Psicóloga

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A missão da Igreja


A missão da Igreja

Nossa missão para a evangelização do mundo, encontra-se em toda a Bíblia. Encontra-se na Criação de Deus ( pela qual todos os seres humanos são responsáveis perante ele), no caratér de Deus ( compassivo, amoroso, que não deseja que ninguém pereça e quer todos cheguem ao arrependimento), nas promessas de Deus ( de que todas as nações serão abençoadas por meio da semente de Abraão e se tornarão herança do Messias), no Cristo de Deus ( agora exaltado com autoridade), no Espírito de Deus ( que nos convence do pecado, dá testemunho de Cristo e impele a Igreja a evangelizar) e na Igreja de Deus( que recebeu ordens para evangelizar até que Cristo retorne).

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Evangelização Total

A nova coleção da AMMEEVANGELIZAR!!!! Está linda!!!

A nova coleção de programas evangelísticos recebeu o nome de um dos conceitos ensinados pela AMME: Evangelização Total - uma referência aos quatro “todos” explícitos ou implícitos na Grande Comissão: todo crente, todo mundo, todo Evangelho, toda Criatura.


A coleção inclui os programas “Os amigos de Jesus” para crianças de 3 a 5 anos e seus pais; “Livro da Família” para crianças de 6 a 8 anos; “Davi, escolhido para reinar” para crianças de 9 a 11 anos; “Caminho da Paz” para adolescentes de 12 a 14 anos; “Melhor amigo” para adolescentes e jovens acima de 15 anos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pilotos exibem amor a Jesus na Stock Car


Os pilotos da Stock Car têm recebido a ação do Evangelho em suas vidas através do trabalho de capelania realizado pelos Atletas de Cristo, sob a direção de Ricardo DiLoretto, ex-companheiro de pista de Alex Dias Ribeiro que é o atual conselheiro executivo da entidade. Eles também promovem reuniões de discipulado na casa de Alex.


Como resultado desse trabalho, hoje a Stock Car tem sete pilotos de Cristo.A ação alcançou também os donos de três das melhores equipes da categoria. Eles decidiram compartilhar as boas novas e, por isso, há sete anos, permitem que os Atletas de Cristo realizem reuniões com todos os pilotos no Driver's Briefing. Mas neste ano surgiu uma novidade: a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) decidiu que a reunião deveria ser feita logo após o encerramento da corrida realizada no dia 29 de março, em Interlagos, São Paulo, sendo facultativa a participação dos pilotos e de quem mais quisesse comparecer.


Deus mais uma vez surpreendeu e a maioria dos pilotos ficou para a reunião e muitas outras pessoas também compareceram. O número de participantes naquele domingo, dia da corrida, foi maior que na sexta-feira. Novos proclamadores Alex Dias revela com alegria que Valdeno Brito, vencedor da Corrida do Milhão no ano passado, decidiu assumir publicamente seu papel de proclamador do Evangelho, dedicando o espaço nobre da “testa” de seu carro para uma mensagem evangelística. O ex-piloto sugeriu a mesma usada pelos Atletas de Cristo do futebol em suas camisetas na conquista do pentacampeonato mundial na Coréia e no Japão: Jesus Ama Você.“No domingo pela manhã saí para minha ronda de oração com nossos pilotos, de box em box.


Depois de orar com Paulo Salustiano, ele compartilhou que tinha passado por uma das semanas mais angustiantes de sua vida depois que seu patrocinador o deixou na mão na última hora. Mas ele estava muito grato a Deus, pelo presente da pole position na pista molhada”, diz Alex Dias. Ao ver seu carro sem patrocínio, Alex perguntou sobre o que ele achava de colocar a mensagem evangelística na “testa” de seu carro. Salustiano achou uma excelente ideia. Então, faltando pouco mais de meia hora para os carros entrarem na pista, o ex-piloto correu atrás do pessoal da plotagem para produzir o adesivo, que só ficou pronto quando os mecânicos já estavam esquentando o motores. Assim, o carro foi adesivado. “Como Salustiano ainda é novato na competição, todos esperavam que ele fosse ultrapassado pelos mais experientes. Ele estava bastante apreensivo com a responsabilidade de largar na primeira fila”, segundo Alex.


No entanto, Salustiano liderou com categoria a maior parte da prova até ser ultrapassado por Ricardo Zonta, que bateu duas vezes na traseira de seu carro e perdeu o capô do veículo. Zonta venceu a corrida, mas foi desclassificado por não ter obedecido a ordem de parar nos boxes para reparar o carro. Com isso, Salustiano foi o vencedor da prova de abertura da temporada de 2009 da Stock Car Brasileira, apontando para o céu em louvor a Deus, a quem ele creditou a surpreendente vitória. Douglas Lucas, criador da logomarca para a mensagem Jesus Ama Você, não sabia que mais de um piloto teria o adesivo no carro. “Pensei que o adesivo era só para o carro do Valdeno.


Então deu para imaginar o tamanho da obra que rolou em Interlagos. Passaram as últimas 10 voltas e como Salustiano estava na liderança, só deu Jesus”, diz Douglas Lucas. A competição foi transmitida, em rede nacional, pela TV Globo.“Valdeno levou um chega pra lá na primeira curva, caiu para último lugar e fez boa corrida de recuperação chegando entre os que marcaram pontos na corrida”, conta o conselheiro executivo dos Atletas de Cristo.


A Stock Car é a categoria máxima do automobilismo brasileiro. Dela participam os melhores e mais experientes pilotos do Brasil. Cinco deles já correram até de Fórmula 1.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Bom Samaritano

A parábola do bom samaritano foi dada para ilustrar o importantíssimo mandamento da lei: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Nessa importante parábola aprendemos que:

1º Jesus nos ensina um importante princípio da ética humanitária: o próximo pode ser uma pessoa inteiramente desconhecida;


2º que o “próximo” pode ser de uma raça diferente, e até mesmo rejeitada ou desprezada;


3º o “próximo pode ser pessoa de outra religião, até mesmo conhecida como herética. “Próximo” não significa meramente a pessoa que mora por perto, mas qualquer um com quem entremos em contato.


Aprendemos, desde o Antigo Testamento, que os cuidados de Deus por toda a humanidade devem manifestar-se nas vidas de todos quantos são chamados “povo de Deus”. Não basta falar de Cristo; é necessário viver e agir como Cristo. Nossa pregação deve ser a nossa vida, que deve tornar-se a imagem de Cristo. Nossa relação com o nosso próximo deve seguir o exemplo de Cristo, que em nenhum momento humilhou ou menosprezou pessoas. “Ninguém deve colocar limitações no amor ao próximo, antes, pelo contrário, a pessoa deve querer fazer o bem ao próximo quanto gosta de fazer o bem a si mesmo”.


Em Mateus 12:20 aprendemos que Jesus não humilha as pessoas, ao contrário, Ele conserta vidas quebrantadas, levanta o ânimo dos abatidos, demonstrando amor e misericórdia até mesmo para com os abandonados e excluídos pela sociedade hipócrita e injusta que trata as pessoas pela aparência, esquecendo-se que Deus “dá importância à disposição e caráter interiores do ser humano” (1º Samuel 16:16).


Outrossim, Jesus mostra a ineficácia da religiosidade aparente. Nem o levita nem o sacerdote, conhecedores da Palavra, demonstraram amor e misericórdia para com o homem ferido. Porém, um samaritano, raça desprezada pelos judeus teve a atitude de amor que a lei exigia. Em I João 4:20 lemos que se alguém diz que ama a Deus mas odeia o seu próximo, esse é mentiroso, pois quem não ama o seu próximo a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê. Para Jesus não há fronteiras, nem raça, nem cor, nem crença, nem condição social. Qualquer forma de discriminação é pecado que desagrada o bom Deus, que não faz acepção de pessoas.


Reflita sobre o seu passado e olhe o seu próximo com misericórdia e amor. O seu olhar reflete o que vai no seu coração, e Deus o vê como ele realmente é. Ele não julga pela aparência...

Rev. Enoc Teixeira Wenceslau
Igreja Presbiteriana Unida da Penha - RJ

Eu Fui!!


Momentos de Deus!! A Visita Missionária foi uma benção!!
Você que estava lá deixe aqui seu recado!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

I Visita Missionária Compaixão







Aconteceu a I Visita Missionária Compaixão!

No dia 4 de julho de 2009, três equipes visitaram um abrigo de crianças afastadas dos pais pela justiça, um asilo com mas de 70 idosos que muitos deles foram tirados da rua abadonados pela família e o Desafio Jovem onde tem mais de 50 jovens sendo cuidados e libertos das drogas!
" Sentimos a presença de Deus, a gloria do Senhor se manifestou e vidas foram salvas pelo poder do Criador "
Distribuimos Bíblias para crianças e jovens, alimentos, material de higiene pessoal e de limpeza,
livro da AMMEEVANGELIZAR de jovens e da família, doces e presentes.
A nossa estratégia foi com jovens campeonato de futebol e dominó, com crianças usamos o livro sem palavras e as pulseirinhas das cores, escultura de balões, no asilo fizemos uma serenata e ministração com danças. Foi tremendo!! Deus visitou cada lugar e fez grandes coisas!!! Aleluia!!
No Desafio Jovem fizemos um culto ao Senhor, com o Ministério Muller Oliveira, onde todos nós adoramos ao Senhor como se fosse a última vez!!!
Miss. Morgana Mendonça - Ministério Compaixão

Evangelizando com embaixadinhas

Quando falamos em apelo, precisamos fazer de maneira que seja relevante para o público alvo. Precisamos prestar atenção para que este apelo realmente alcance o entendimento dos ouvintes.
Um exemplo de apelo para trabalhos como o Kids Games ou outro trabalho esportivo com crianças é o “Desafio da Embaixadinha”.
Comece propondo um desafio aos participantes. Convide alguém que saiba fazer embaixadinhas para uma disputa com você, onde o perdedor terá que pagar uma prenda fazendo 10 flexões. Deixe a criança fazer primeiro e quando for a sua vez diante de todos, você deverá perder o desafio. Diga aos presentes o que é que você fará agora e automaticamente eles gritarão: Paga, paga, paga! Daí você vê que não tem mais jeito mesmo, diz a todos que tudo bem, eu perdi e preciso pagar as 10 flexões.
Quando você estiver se abaixando para pagar as flexões alguém, que já estava combinado com você interrompe dizendo que vai pagar por vocês as 10 flexões, você deixa e ajuda as crianças a contar. Depois dê um abraço nele e comece a falar que alguém também pagou em nosso lugar um preço muito alto e fale do plano de salvação desde a criação, desobediência, Jesus vindo ao mundo, a crucificação, nova vida, e a esperança de um dia irmos morar com Ele no céu (você poderá distribuir no evento, a pulseira da salvação). Faça o apelo de ter nossa dívida paga por Jesus hoje, basta aceitar este sacrifício, e viver uma nova vida, sem culpa e com Jesus!
Ore com as crianças e explique que agora elas tem uma nova vida!

Escola Avançada de Evangelização


A Escola Avançada de Evangelização da AMME treina líderes para ajudarem seu pastor na mobilização, treinamento e liderança da igreja na evangelização. Se você quer se preparar para ganhar mais almas vai preferir estudar na EAE - porque a AMME ajuda as igrejas evangélicas brasileiras a apresentar o Evangelho a dez milhões de pessoas por ano.
A corneta foi escolhida como símbolo da EAE porque lembra do homem que estava ao lado de Neemias, pronto a convocar todos os trabalhadores para a batalha. Esta é a função do líder de evangelização na igreja.
Estamos abrindo mais núcleos da EAE em todas as regiões onde a AMME atua. Consulte nossos missionários para saber qual o núcleo mais próximo de você. Ligue para 0800 121 911 (horário comercial). Ficaremos alegres em ajudar sua igreja a cumprir a tarefa de evangelizar todo mundo.