sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Carta sobre a Miss. Morgana Mendonça dos Santos.

Segue a carta que foi enviada pela Igreja Episcopal Carismática - Catedral do Calvário, situada em Paulista/PE para a Ásia e o patriarca da Igreja Episcopal Carismática, sobre a jovem missionária Morgana Mendonça, visando captar o seu sustento para a sua próxima e provavelmente definitiva viagem missionária.
 
Paulista, 02 de setembro de 2013 - Igreja Episcopal Carismática do Brasil - Catedral do Calvário

Venho por meio dessa carta, solicitar a atenção e compreensão de uma determinada situação que acontece hoje em meu ministério e igreja que o Senhor me colocou para pastorear. Desde então, tenho grande motivo de alegria e animo em ver os frutos de toda uma caminhando cristã, pessoas que cuidei, ensinei e confiei liderança, hoje crescendo e vivendo seu próprio chamado ministerial.
Sou responsável como pastor, como autoridade espiritual expor a vida e o chamado de uma ovelha, que desde do principio da Igreja Episcopal, Catedral do Calvário esteve comigo, caminhando lado a lado, trabalhando e servindo ao Senhor com toda a sua vida dentro e fora da Igreja. Desde do inicio, se dedicou ao ministério colocado em suas mãos, sua conversão na sua adolescência, a trouxe para compor meu ministério na igreja, trabalhando na liderança da juventude, no departamento infantil, no ministério de louvor. Mas foi na sua juventude que sua vida teve um encontro com o Senhor de uma forma radical, aos 19 anos passou por uma situação especifica de assalto seguido de um sequestro relâmpago e ali verdadeiramente entendeu o chamado do Senhor para a sua vida. Deus já havia chamado desde da sua adolescência para missões, através de um momento que Deus usou o ministério "cath the fire", que havia visitado a nossa igreja.

Após esse momento em sua vida, a resposta já era vista por todos, vida respondendo o chamado missionario, abrindo mão de sonhos pessoais, vida profissional, onde seu sonho desde criança era seguir o estudo do direito para ser uma advogada. Nossos primeiros passos foi envia-lá ao sudeste do país para viver seu primeiro momento, uma escola chamada "Clamor pelas nações", onde passou três meses, vivendo grandes momentos com o Senhor, aprendendo fundamentos da fé e desenvolvendo sua visão sobre missões, nações e culturas. A sua chegada levou a igreja viver um profundo inicio de uma visão missionaria biblica, foi reconhecida como missionária e começou seu longo período na liderança do ministério de missões na igreja local. Trouxe a igreja conhecimento na área de missões e evangelismo, iniciamos cultos de missões, conferências missionárias, viagens missionárias para o sertão e agreste do nosso estado, com o propósito de levar a igreja a um despertamento e viver isso na prática, contemplamos os frutos de todos esse trabalho na nossa comunidade.

Enquanto liderava esse ministério, trabalhou com uma missão chamada "AMAI", com implantação de igrejas nos estados do nordeste brasileiro. Vivendo seus momentos com Deus, suas experiências como missionária da igreja local, recebendo minha benção e o apoio da igreja, despertando a igreja para uma visão biblica missionaria, de uma forma prática, apoiando campos missionários, ofertando para missões, visitando lugares inóspitos como tribos indígenas, quilombolas, vilas e povoados, começou a entender o propósito de Deus em sua vida.

Em meio a tudo isso, sentiu Deus a chamando para os mulçumanos, especificamente para algum lugar na Àsia, sentia seu coracao arder pela obra transcultural e começou sua preparação para o campo. Em um momento único de oração, foi impactada por Deus por ouvir algo a respeito do seu chamado, Deus havia dito que a levaria para o Timor Leste.

Convidada por uma missão interdenominacional para fazer um curso de um ano de evangelização avançada, se dedicou e se formou, pela mesma missão foi convidada a ser professora da mesma escola, implantou duas escolas e começou sua vida de ensino e discipulado, discipulando dentro e fora da igreja e cumprindo o que Deus colocava em suas mãos para fazer. Hoje é missionária associada dessa missão chamada: "AMMEVANGELIZAR", onde conquistou a confiança e desde então dá treinamentos de evangelização para igrejas dentro e fora do nosso estado.

Como seu pastor e reconhecendo seu chamado a instituimos como ministra comissionada na Igreja Episcopal Carismática do Brasil, como ministra de Missões e Evangelismo na Igreja local. Vivendo assim mais uma etapa da sua vida, sentiu um desejo para criar um projeto missionário interdenominacional, chamado: "Projeto Missionário Compaixão", hoje conhecido dentro e fora do país, na internet e redes sociais, com o objetivo de tornar Deus conhecido para que os homens possam adora-Lo. Liderando uma equipe de 13 pessoas atualmente, trabalhando com implantacao de igrejas, apoio a campos missionários nacionais e internacionais, enviando a curto prazo missionários, treinando igrejas no país na area de evangelismo, evangelizaçao urbana em asilos, presídios, orfanatos e centro de recuperaçao, fazendo o mesmo no sertao e agreste do nordeste brasileiro, tendo ainda oportunidade de evangelizar alguns estados do Brasil e pregar nas igrejas da sua região e denominação.

Enquanto isso, decidiu entrar no Seminário Teológico, por uma direção de Deus, um seminário que tem como visão a obra missionária, cursando hoje bacharel em teologia e missiologia, o mesmo levando ela a viver experiências transculturais a curto prazo, com o apoio da nossa comunidade e igreja a enviamos para Flórida - EUA e Angola para passar 30 dias nesses dois lugares tão diferentes, podendo viver experiências singulares de culturas diferentes e estratégias de evangelização diferentes porém relevantes. Pôde ali iniciar implantações de igrejas, discipular jovens, aconselhar, pregar as Escrituras em igrejas diversas, ensinar as igrejas matérias de teologia, pregar o evangelho mesmo em ameaças de perseguição.

Suas experiências transculturais nos últimos dois anos levou a uma certa convicção do seu chamado para o extremo Sul da Àsia, levando a igreja a um dos seus maiores desafios, no que define missões transculturais. No intervalo dessas duas viagens transculturais uma agencia missionária a convidou para o inicio de sua preparação definitiva ao campo asiático, seu processo deu inicio, acompanhamento e definições já começaram a acontecer.

Vivendo o ano que vem o final do seu curso, após 4 anos e meio em 2014 estará se formando em teologia e missiologia, com a formação superior estará pronta para desenvolver seu projeto transcultural, levantar sustento, formar sua equipe de intercessores e mantenedores, pela agencia Pioneiros ser trabalhada e preparada para o envio, sabendo que em todas as agencias missionárias a responsabilidade de envio vem da igreja local, de acordo com At 13, entendemos que somente a igreja pode reconhecer e enviar seus missionários ao campo. Atualmente, ainda na liderança do ministério de missões, discipulando jovens na igreja, como missionária do Projeto Missionário Compaixão e estudante de teologia e missiologia, aguarda com temor o momento que Deus irá enviar, está determinada para viver a realidade se assim for necessário com a igreja perseguida do Oriente para proclamação do Evangelho, tornando Deus conhecido para que os homens possa adorá-Lo.

Hoje após dez anos respondendo seu chamado missionário na igreja local, capacitada para o ministério, cumprindo a obra de um evangelista, se dispõe para ir mais longe, se entregar ainda mais ao Senhor para realizar a Sua obra, precedendo de uma teologia Bíblica para estar preparada para responder a qualquer um que vos pergunta a respeito da esperança que há em sua vida, nesse mundo de relativismo, adquirindo um conhecimento maior para defender sua fé, se oferece como instrumento de Deus em Suas mãos para romper com as barreiras transculturais e pregar o evangelho para muçulmanos e hinduístas. Precisando se desenvolver na língua inglesa, hoje tem dificuldade de encontrar mantenedores que possam ajudar no sustento ministerial, como igreja precisamos encontrar uma maneira de prover e enviá-la como missionária para o campo.

O que podemos definir bem o desejo dessa jovem, é a vontade de viver o que o Apóstolo Paulo disse aos lideres da igreja em Éfeso: "Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" Atos 20.24.


Nenhum comentário:

Postar um comentário