segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comentários sobre os 451 anos do catecismo de Hildeberg.

Bom, dia 19 de janeiro passou e hoje já é dia 20/01/2014, mas não podemos nunca deixar de lembrar, refletir e utilizar os documentos históricos criados pelas antigas igrejas nos dias da Reforma Protestante para o crescimento espiritual nos dias atuais. Por isso, a Miss. Morgana M. dos Santos criou um artigo referente a esse tema para nos lembrar o quão é importante e principalmente nos fazer refletir sobre a realidade do ensino bíblico presente nas igrejas, hoje. Vejamos:

Morgana M. dos Santos comenta sobre os 451 anos do Catecismo de Heidelberg:

Hoje, 19 de janeiro de 2014, o que vem na sua mente? Poderia ser algo como o Catecismo de Heidelberg!? Muitos poderiam ao ler essas palavras reconhecer o que acabo de escrever, mas a igreja reconhece o significado desse tesouro? Me questiono sobre ensinos bíblicos oferecidos hoje nas nossas igrejas. Me refiro a escola dominical, discipulado, estudos bíblicos... Fico a refletir se meus filhos (se isso estiver nos decretos, rsrs), a próxima geração saberá o que significa "escola dominical e discipulado".

Quando me reúno com meus amigos (seminaristas, ô raça) nossa conversa por muito tempo se refere na necessidade de ensinos dentro das nossas igrejas.A responsabilidade do ensino a crianças, jovens e adultos. O que dizer dos novos convertidos, que na verdade nem sabemos quem são. Nossos berçários, departamentos de crianças e adolescentes, sala de jovens, domingo após domingo... O que tem sido oferecido? Que tipo de ensino tem perpetuado e infiltrado na mente de uma turma que durante seis dias da semana tem sido bombardeada pela mídia, programas televisivos, internet e redes sociais, longas horas de "whatsap" e ligações que atravessam as madrugadas dentro de quartos trancados? O que fazem os professores e discipuladores, sua preparação e preocupação com o ensino das Escrituras, sua dedicação e grande desafio de em uma hora e meia ensinar princípios bíblicos, mandamentos e comportamentos cristãos?

Eu mesma sou um exemplo de grupos bíblicos com estudos feito de forma devocional, sem compromisso nenhum com a teologia bíblica, nem confissões e muito menos catecismos. Nesse período pensava eu que estava realmente aprendendo aquilo que o texto realmente estava a dizer. Mas você, caro leitor, pode está questionando se a igreja tem a responsabilidade de educar filhos, se isso não seria responsabilidade dos pais. Concordo! De fato essa é a responsabilidade dos pais (Dt 6.7,Pv 22.6), mas o que os pais receberam ou recebem como ensino comprometido com as Escrituras? Como poderão eles oferecerem aos filhos tal ensino?

De forma bem resumida, há exatamente 451 anos, o Catecismo de Heidelberg (segundo dos padrões doutrinários das Igrejas Reformadas) escrito em Heidelberg a pedido do Eleitor Frederico III (governador da mais influente província alemã, o Palatinado) piedoso príncipe cristão teve como inicio o comissionamento de dois homens Zacarias Ursinus e Gaspar Olevianus com o objetivo de preparar um catecismo para instruir jovens e guiar pastores e mestres. Com isso, foi publicado na Alemanha, adotado pelo sínodo, com o prefácio de Frederico III datado em 19 de janeiro de 1563. Logo cedo foi dividido em cinquenta e duas seções para que cada uma delas pudesse ser explicada às igrejas a cada domingo do ano. Assim sendo, no século XVI os Sínodos Nacionais o adotou como uma das Formas de Unidade. Traduzido em muitas línguas e de acordo com a fonte pesquisada* é o mais influente e o mais geralmente aceito dos diversos catecismos dos dias da Reforma.

Um assunto que nos deixa a flor da pele, porém precisamos rever e analisar o ensino que estamos oferecendo em nossos grupos, convido você leitor, a buscar esse tesouro, gastar tempo com o ensinamento apropriado das Escrituras. O objetivo era o ensino de jovens e a capacitação de pastores e mestres! Vejamos o tamanho da nossa responsabilidade, nos púlpitos e em pequenos grupos como verdadeiros ministros do Senhor! E para deixar você com vontade, vou transcrever a 52(seção) P.129. O que significa a palavra "Amém"?

R. Amém significa: é verdadeiro e certo. Pois é mais certo e verdadeiro que Deus ouviu a minha oração do que o sentimento que tenho em meu coração de desejar isso dEle. (Is 65.24; 2Co 1.20; 2Tm 2.13). Soli Deo Glória

* Editora: Os Puritanos. As três formas de unidade das Igrejas Reformadas, pág 49.

Fonte da imagem: www.culturamix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário